Juvenil: Goleiro-artilheiro Brenner quer ajudar Vasco a chegar ao bi da Copa Brasil

Domingo, 08/07/2012 - 10:57

A quinta edição da Copa Copa Brasil Sub-17, que anualmente é disputada no Espírito Santo, começa neste domingo com a participação recorde de 24 equipes. Até o dia 21 de julho, data da grande final, centenas de garotos buscam a oportunidade de um dia se tornarem um jogador profissional. Entre eles, o goleiro capixaba Brenner que atua no Vasco e que vai participar da competição pela primeira vez.

Longe da família e dos amigos, o goleiro deixou Vitória, em 2008, para jogar no clube carioca, quando tinha apenas 13 anos. Agora com 16 e perto de completar 17, Brenner mora nos alojamentos do clube, em São Januário, e cursa o terceiro 3º ano do Ensino Médio no Colégio Vasco da Gama. Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, o capixaba conta como ele foi jogar no Gigante da Colina.

- Em 2008 eu jogava no time do Santa Cruz (hoje CTCE), de Santa Lúcia. Certa vez fomos jogar contra o Vasco, na época no Vasco-Barra. Eles gostaram do meu futebol e queriam que eu jogasse lá. Mas como eu era ainda muito novo, minha mãe ficou com medo. Mas depois, na Copa Gazetinha, novamente jogamos contra o Vasco e aí não teve jeito - afirma.

Totalmente adaptado ao clube, Brenner vem se destacando na base cruz maltina desde novo por conta de uma característica fora do comum: as cobranças de faltas e pênaltis. Inspirado no sucesso do goleiro pentacampeão Rogério Ceni, Brenner afirma que já contabiliza 16 gols em sua curta carreira de 'goleiro-artilheiro'.

- Sempre quando eu tenho uma oportunidade, eu bato faltas e pênaltis. Até o momento eu já fiz 16 gols na carreira. Tento me espelhar no Rogério Ceni, do São Paulo. Ele bate muito bem na bola e até hoje eu assisto aos vídeos dele treinando falta para me aprimorar cada vez mais - explica.

Vasco busca o bi

Na Copa Brasil Sub-17, o Vasco está no Grupo B ao lado do Tupy-ES, do Figueirense e do Guaçuí, adversário da estreia neste domingo, às 19h, no Estádio Dr. Francisco Lacerda de Aguiar, no Sul do Espírito Santo. O goleiro Brenner acredita que o Gigante da Colina vai enfrentar muitas dificuldades na competição, mas diz que time é um dos candidatos ao título, repetindo o feito de 2008.

- A competição tem um nível muito alto e sabemos que não teremos jogo fácil. Do mesmo jeito que não conhecemos a maioria dos times, eles também não conhecem a nossa equipe. Isso realmente aumenta ainda mais a dificuldade, mas temos que saber lidar com a dificuldade e superar esses desafios. Nós viemos do Rio para o Espírito Santo em busca do bicampeonato para essa torcida maravilhosa desse clube grandioso que é o Vasco - finaliza.

Copa Brasil Sub-17

A Copa Brasil Sub-17 terá a partipação de grandes equipes do futebol brasileiro, entre elas estão Vasco, Flamengo, Fluminense, Atlético-MG, Cruzeiro, Grêmio, Internacional, Atlético-PR, Coritiba, Botafogo, Figueirense e Sport.

Entre os representantes do Espírito Santo, sede da competição, estão as equipes do São Mateus, Anchieta, Aracruz, Tupy-ES, Desportiva Ferroviaria, GEL, Guaçui, Ibiraçu, Linhares, Rio Branco-ES, Vilavelhense e Vitória-ES.

De acordo com o regulamento, as 24 equipes estão divididas em seis grupos. Na primeira fase, os jogos serão realizados em todos nos municípios sedes de Ibiraçu, Guaçui, Aracruz, Linhares, Anchieta e São Mateus. O Cruzeiro é o atual campeão da competição.



Fonte: GloboEsporte.com