Vasco foi o time mais mostrado pela TV no Campeonato Estadual do RJ

Domingo, 15/07/2012 - 10:15

O ranking das transmissões 2012: Rio de Janeiro

A pedido do Blog Teoria dos Jogos, a Informídia Pesquisas Esportivas – principal empresa especializada na mensuração da exposição em mídia – preparou um relatório exclusivo do televisionamento em 2012. O material expõe quantas transmissões e quantas horas de transmissão cada clube obteve à época dos campeonatos carioca, paulista, mineiro, gaúcho e paranaense. Lembrando que estes são parâmetros de suma importância para que o mercado determine o valor de patrocínio a que cada clube terá direito. Comecemos pelo Rio:

Clique para ampliar


Com alguma surpresa, percebemos que em número de transmissões os maiores não foram os melhores. Na realidade, o campeão Fluminense foi o menos veiculado durante o torneio: 120 vezes. O vice Botafogo ficou em segundo neste quesito, com 128 partidas transmitidas, pouco à frente do Flamengo (123). A equipe que mais esteve na TV foi o Vasco da Gama, por 148 oportunidades. A contabilidade inclui partidas ao vivo na Globo, Band, PFC e Sportv, além de reprises nos três canais Sportv. Não são consideradas questões relacionadas à audiência de cada uma.

Entre os pequenos, o destaque vai para Resende e Americano, com 34 e 33 transmissões, respectivamente. Semifinalista da Taça Rio, o Bangu teve 23 partidas na TV. Na lanterna vem o Olaria, com modestos 12 jogos.

Contando apenas transmissões em TV aberta – de maior valor para o mercado publicitário – o Vasco segue em primeiro, num total de 18 partidas (Nove na Globo e nove na Band). O Flamengo pula para segundo, com 14 (7+7), seguido pelo Botafogo: 12 (6+6). O Tricolor, novamente último, aparece com 8 jogos (3+5). Bonsucesso, Duque de Caxias, Macaé e Olaria não foram à TV aberta em nenhuma oportunidade.

Vejamos a análise baseada nas horas de transmissão:

Clique para ampliar


De um total acumulado de 645 horas, o Vasco foi responsável por 222 (34%). Em seguida veio o Botafogo com 207 horas (32%), Fla (195 horas, 30% do total) e Flu (191 horas, 29%).

Em comparação com 2011, percebe-se que todos os clubes aumentaram sua exposição – até pelo surgimento do Sportv 3, em boa dose destinado a reprises. O grande mérito do Vasco foi trocar de lugar com o Flamengo (de 3º para 1º lugar) mesmo sem ter sido campeão ou finalista. O Rubro Negro, tradicionalmente à frente dos demais, não resistiu à péssima campanha – foi o único a não participar sequer de decisões de turno. O outro grande beneficiado foi o Botafogo, que ultrapassou Fluminense e o próprio Flamengo.

Um grande abraço e saudações!

E-mail da coluna: teoriadosjogos@globo.com

Fonte: Blog Teoria dos Jogos - GloboEsporte.com