Cristóvão revela insônia devido a possíveis saídas de jogadores

Sábado, 14/07/2012 - 10:03

Cristóvão Borges, técnico do Vasco, é o autêntico boa praça. Sempre sorridente, o treinador não perde o bom humor com a série de negociações em que o clube está envolvido e a possibilidade de perder jogadores até o próximo dia 20 de julho, quando ocorre o encerramento da janela de transferências. Mesmo tranquilo, o comandante revelou que a situação provocou uma insônia nos últimos dias. Em bate-papo com a reportagem do UOL Esporte, o treinador analisou o elenco cruzmaltino e apontou Fluminense e Internacional como os principais concorrentes na busca pelo título brasileiro.

Desde que o clube negociou Romulo com o Spartak Moscou-RUS, Cristóvão Borges desenvolveu preocupação ainda maior com o mercado e as possibilidades do Vasco. Do seu canto e nas conversas com a diretoria, ele acompanhou as renovações de contrato com Dedé, Juninho, Renato Silva, Eder Luis e Fellipe Bastos. Mas, nos últimos dias, a possibilidade de saída do meia Diego Souza para o futebol árabe atrapalhou um pouco as sagradas horas de sono.

"Tem sido complicado dormir. A dificuldade do campeonato nos faz correr muito risco. Não podemos nos afastar das cabeças e a exigência é muito grande. A tensão é considerável e fico muito preocupado em saber quem posso escalar na próxima partida. Essa semana mesmo foi terrível, pois também precisávamos melhorar nos treinamentos. Só estou começando a ficar mais tranquilo agora. Quando acordo, fico pensando e elaborando coisas. Estudo maneiras de jogar, substituições, tudo para resolver os problemas. Penso em tudo o que você possa imaginar. Às vezes, vou ver uma televisão e fazer um lanche na madrugada para oxigenar o cérebro (risos)", comentou o comandante.

Cristóvão Borges considera viável a permanência do camisa 10 e também espera a chegada de um atacante para a reserva de Alecsandro. Na última sexta-feira, o Vasco acertou a contratação do volante Auremir, ex-Náutico, que também atua na lateral direita. Aquisição importante para repor a saída de Allan para a Udinese-ITA, já que o atleta desenvolvia a mesma função no elenco. Com o panorama quase definido, o treinador considera o Vasco apto para disputar o título do Campeonato Brasileiro. No entanto, enxerga dois rivais adiantados na corrida.

"Temos um elenco para brigar pelo título. A vantagem do Vasco para os outros é que a base é boa e foi mantida. Estamos nos sustentando nisso. Só que não é o suficiente para disputar todo o campeonato. O Fluminense é forte candidato, pois possui um grupo grande e qualificado. A competição exige e eles conseguiram a manutenção. O Internacional é outro grande candidato ao título mesmo perdendo Leandro Damião e Oscar para a seleção. Eles vão continuar bem, pois as contratações são muito fortes. São clubes que estão na frente", avaliou.

A aposta do Gigante da Colina para conquistar o título é mais do que nunca a base que realizou uma temporada extraordinária no ano passado. Cristóvão Borges destacou as dificuldades do mercado para ressaltar a importância de o clube viabilizar a manutenção dos seus principais jogadores.

"Na temporada passada construímos uma base muito boa e trouxemos tudo para esse ano. Esses jogadores fazem parte disso. É muito mais importante a manutenção. Mas cada equipe tem uma necessidade emergencial de contratação. A nossa situação é complicada. Essa dificuldade já existe no mercado para todos os clubes. Trabalhamos por uma estabilidade econômica e estamos um pouco atrás dos clubes que possuem essa situação financeira mais adiantada. Tentamos fazer negócios de várias maneiras. A contratação do Wendel foi uma batalha de meses. O Vasco tem certa desvantagem nesse aspecto, mas o trabalho vem sendo feito com bons resultados, o que esperamos repetir ao final da competição", encerrou o técnico vascaíno, sempre com o simpático sorriso.

Fonte: UOL