Duelo entre invictos Vasco e Cruzeiro vale a liderança do Brasileiro

Sábado, 23/06/2012 - 12:27

O Campeonato Brasileiro ainda está em seu início, na sexta rodada, mas já produz a primeira disputa direta pela liderança. A partida deste sábado (às 18h30m) reúne em São Januário o primeiro colocado Vasco, que soma 13 pontos, e o vice-líder Cruzeiro, com dois pontos a menos.

O time mineiro já se deu bem no Rio nesta competição, batendo o Botafogo por 3 a 2 na terceira rodada. E o carioca, atuando em casa, marcou seis gols em dois jogos. Sua última derrota em São Januário em Brasileiros foi justamente para o adversário deste sábado, em 29 de junho do ano passado (3 a 0). Se não for batido, completará um ano de invencibilidade.

Depois de vencer nas quatro primeiras rodadas, o Vasco vem de empate por 1 a 1 com o Palmeiras, em São Paulo. O técnico Cristóvão Borges vai promover uma alteração em relação a essa partida. Gripado, Juninho Pernambucano dará lugar a Fellipe Bastos ou Thiago Feltri.

O Cruzeiro buscará a quarta vitória seguida no Brasileiro, depois de um início preocupante, com dois empates por 0 a 0. O técnico Celso Roth deverá colocar em campo uma equipe mais cautelosa, com três zagueiros e três volantes.

O SporTV transmite o jogo para todo o Brasil, menos para o Rio de Janeiro. O Premiere exibe a partida ao vivo para todo o país, pelo sistema pay-perview. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos.

AS ESCALAÇÕES

Vasco: Cristóvão Borges vai escolher entre o volante Fellipe Bastos e o lateral-esquerdo Thiago Feltri para a vaga de Juninho. Caso vá pela segunda opção, Felipe voltará a atuar no meio-campo. O Vasco deve atuar com a seguinte formação: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Rodolfo e Thiago Feltri (Fellipe Bastos); Romulo, Nilton, Felipe e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro.

Cruzeiro: a única dúvida de Celso Roth é no meio-campo, entre Willian Magrão e Souza. Caso Roth queira um time mais fechado, jogará Magrão. Se optar por uma postura mais ofensiva, mandará Souza para o jogo. Léo atuará adaptado na lateral direita, no lugar de Diego Renan, vetado pelo departamento médico. O provável time terá Fábio, Léo, Mateus, Victorino e Everton; Leandro Guerreiro, Charles, Wiliam Magrão (Souza) e Montillo; Fabinho e Wellington Paulista.

QUEM ESTÁ FORA

Vasco: Juninho, com uma forte gripe, está vetado para a partida. O atacante Carlos Tenorio continua em recuperação depois de romper o tendão de Aquiles do pé direito em 3 de março.

Cruzeiro: Diego Renan é o único jogador no departamento médico. Com um edema na coxa, ele foi poupado pela comissão técnica e não enfrentará o Vasco.

PENDURADOS

Vasco: Juninho Pernambucano e Nilton.

Cruzeiro: Amaral, Charles, Diego Renan, Mateus e Wellington Paulista.

O ÁRBITRO

André Luiz de Freitas Castro (Fifa/GO) apita a partida, auxiliado por Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Fábio Pereira (TO). André Luiz arbitrou duas partidas neste Brasileiro (Flamengo 3 x 3 Inter, pela segunda rodada, e Corinthians 1 x 1 Figueirense, pela terceira rodada): aplicou dez cartões amarelos (média de cinco por partida) e um vermelho, marcou 75 faltas (37,5 na média) e um pênalti em um campeonato que registra média de 4,6 amarelos, 0,25 vermelhos e 37,6 faltas.

FIQUE DE OLHO

Vasco: seja em que posição for, Felipe será uma importante arma ofensiva do Vasco. Se for lateral-esquerdo, atuará com liberdade de movimentação e avanços no duelo com o improvisado Léo. Caso seja meia, vai atuar como articulador, municiando Eder Luis e Alecsandro.

Cruzeiro: o atacante Fabinho tem 100% de aproveitamento com a camisa do Cruzeiro nos três jogos que disputou. O baixinho pernambucano será arma fundamental para a Raposa diante do Vasco, já que o time dependerá da velocidade para puxar os contra-ataques em São Januário.

O QUE ELES DISSERAM

Cristóvão Borges, técnico do Vasco: "Vai ser uma briga acirrada, já que o Cruzeiro tem a possibilidade de nos passar na liderança. Sabemos o que vamos encontrar pela maneira de o Celso Roth dirigir suas equipes. Fora de casa, o Cruzeiro pode ser ainda mais perigoso. Mas vamos nos preparar bem e estudar o adversário para não sermos surpreendidos."

Fábio, goleiro do Cruzeiro: “O Vasco, desde o ano passado, está em uma crescente muito boa, em busca dos títulos que disputa. No Brasileiro, está na ponta. Temos a oportunidade de enfrentá-los, e vai ser um jogo difícil, fora de casa. Mas acho que o Cruzeiro tem condições de buscar um bom resultado lá, como fez em outras oportunidades. Temos boas chances de sair do jogo com um belo resultado.”

NÚMEROS E CURIOSIDADES

* Na história do Campeonato Brasileiro, Vasco e Cruzeiro se enfrentaram 20 vezes no Rio de Janeiro, com vantagem vascaína. O time conseguiu nove vitórias e sete empates, contra apenas quatro vitórias do Cruzeiro.

* O Cruzeiro é o time que mais cometeu faltas no Campeonato Brasileiro, com 139, seguido de Figueirense (115) e Fluminense (113). O Vasco fez 94 faltas nas cinco primeiras rodadas.

* A maior goleada da história deste confronto pertence aos mineiros. No dia 28 de março de 1996, em partida disputada em São Januário e válida pela Copa do Brasil, o Cruzeiro fez 6 a 2.

ÚLTIMO CONFRONTO

Há nove meses, Cruzeiro e Vasco se enfrentaram pela última vez, na Arena do Jacaré. Em jogo válido pela 26ª rodada do Brasileiro do ano passado, no dia 25 de setembro, o time da Colina fez 3 a 0, com show de Diego Souza, que marcou os três gols. O resultado fez o então líder Vasco abrir dois pontos de vantagem em relação ao Corinthians. A escalação foi formada por Fernando Prass, Fagner, Dedé, Renato Silva e Márcio Careca; Romulo, Eduardo Costa, Fellipe Bastos (Allan), Juninho (Diego Rosa) e Diego Souza (Leandro); Elton. O Cruzeiro, que deixou o campo vaiado, atuou com Fábio, Vitor (Elber), Cribari, Victorino e Everton; Marquinhos Paraná, Charles (Bruninho), Fabrício, Roger e Montillo; Bobô. O técnico era Emerson Ávila.



Fonte: GloboEsporte.com