Juniores: Vasco não vence há 18 clássicos e perdeu os últimos 10

Segunda-feira, 11/06/2012 - 07:18

Declaração do ex- diretor executivo remunerado de futebol do Vasco, Rodrigo Caetano, em 23 de outubro de 2010, dada à Rádio Globo, meses após a conquista do Campeonato Carioca de Juniores diante do Fluminense, com vitória vascaína por 2 x 0 no segundo jogo decisivo.

“A cada ano que passa você modifica menos o elenco. Como nós tivemos aí já quase um ano meio, dois, de muito sucesso na formação e não só pelos títulos, o Vasco foi campeão da Copa OPG em 2009, esse ano conquistou o Carioca de Juniores, agora muito bem no sub-23 porque tem muitos bons jogadores e jogadores de qualidade. Com isso facilita, sem sombras de dúvidas, você buscar somente aquela qualidade, aquele jogador que realmente venha para vestir a camisa e acaba guiando esses moleques. Como demonstração é só você ver o banco de reservas hoje do Vasco, você vai ver que certamente dos sete que aqui estarão, cinco deles poderiam muito bem jogar esse jogo que foi aí a preliminar, ou seja, da sinais que está sendo feita uma renovação, que a gente espera que a gente venha de qualidade.”

A realidade, desde então, entretanto, foi muito diferente do previsto no discurso.

Independentemente de quem seja o Campeão Carioca de Juniores em 2012, o destino do Vasco já está traçado. O clube terminou a competição em 7º lugar, atrás de Nova Iguaçu, Fluminense, Flamengo, Botafogo, Duque de Caxias e Bonsucesso.

Além disso, o clube não conseguiu se livrar de um incômodo tabu. Não vence um clássico sequer, desde a vitória na final do Campeonato Carioca de 2010. Entre Campeonato Carioca e Torneio OPG foram 18 jogos com cinco empates e 13 derrotas.

Para piorar, dos últimos 10 clássicos disputados o Vasco perdeu todos.

Não se tem notícia na história do clube de uma marca negativa tão contundente.

Serve como comparativo o fato de em ano algum – desde o início do século até 2010 – o Vasco ter deixado de vencer ao menos um clássico, contando apenas o Campeonato Estadual de Juniores.

Veja abaixo a lista de clássicos disputados pela equipe de juniores desde o Torneio OPG de 2010:

OPG 2010

Vasco 1 x 1 Flamengo
Vasco 1 x 1 Flamengo

*O Vasco foi o último colocado do seu grupo, terminando o Torneio OPG em 12º lugar

Estadual 2011

Vasco 2 x 2 Flamengo
Vasco 2 x 2 Botafogo
Fluminense 3 x 1 Vasco
Flamengo 5 x 1 Vasco
Botafogo 3 x 1 Vasco
Vasco 1 x 1 Fluminense

*O Vasco terminou a competição em 8º lugar

OPG – 2011

Botafogo 3 x 0 Vasco
Fluminense 3 x 2 Vasco
Botafogo 1 x 0 Vasco
Fluminense 1 x 0 Vasco

* O Vasco terminou o Torneio OPG em 8º lugar

Estadual 2012

Fluminense 2 x 1 Vasco
Botafogo 1 x 0 Vasco
Flamengo 2 x 0 Vasco
Fluminense 2 x 0 Vasco
Botafogo 1 x 0 Vasco
Flamengo 2 x 1 Vasco

* O Vasco terminou a competição em 7º lugar

Equipe Casaca!

Fonte: Casaca