Diferentemente de outras federações, Ferj informa público total nos borderôs

Sábado, 26/05/2012 - 14:22

A média de público do Campeonato Brasileiro está sendo divulgada de forma errada há algum tempo. Ao contrário de todas as outras Federações, a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) informa, em seu borderô, o público total dos jogos realizados no Rio, somando os torcedores que pagaram ingressos com aqueles que entraram nos estádios cariocas de forma gratuita.

Este equívoco acaba gerando uma diferença entre o público divulgado pela CBF como pagante e o que efetivamente comprou os ingressos. Na primeira rodada do Brasileirão 2012, por exemplo, os jogos entre Botafogo e São Paulo e Vasco e Grêmio tiveram 4.650 gratuidades, o que não foi levado em conta nas demais partidas. Se a soma da Ferj fosse igual às outras, a média seria 10.057, e não 10.522, como foi divulgado pela CBF.

FERJ E CBF NÃO RESPONDEM

Procurado pela reportagem do LANCENET!, o diretor de competições da Ferj, Marcelo Viana, não respondeu às perguntas claramente e acabou falando algo que não tinha muito a ver com o que lhe foi perguntado por e-mail:

- Nós pagamos o seguro torcedor de todos os torcedores, inclusive dos portadores de gratuidade por força de lei. Divulgamos o número de pagantes e não pagantes no estádio e publicamos os borderôs com os valores específicos quantificado de cada setor e o numero de gratuidades da partida.

O LANCENET! também procurou a CBF, que não atendeu às ligações.

ERRO VEM DESDE 2008

Não é de hoje que a Ferj faz a soma do público de forma diferente das outras federações. No Campeonato Carioca, as gratuidades estão no borderô até a edição de 2008. Já no Brasileirão, a prática é adotada desde, pelo menos, o ano passado. As demais edições estavam impossibilitadas de acesso.

De acordo com o artigo 7 do Estatuto do Torcedor, a entidade responsável por cada competição deve anunciar a renda e o número de espectadores pagantes e não pagantes por intermédio dos serviços de som e imagem instalados no estádio que é realizado o jogo.

Fonte: Lancenet