Fluminense teria demonstrado interesse em Eder Luis

Sexta-feira, 25/05/2012 - 17:31

Passada a eliminação na Copa Libertadores, o Fluminense já está concentrado na disputa do Campeonato Brasileiro. Caberá ao técnico Abel Braga e seus comandados levar o time tricolor ao título que conquistou em 2010. Porém, fora de campo a diretoria também está trabalhando no sentido de evitar um desmanche. Isso porque os contratos de vários jogadores estão chegando ao fim ainda este ano. Algumas transações parecem bem encaminhadas, enquanto outras estão bem longe de um final feliz.

Quem praticamente deixou a renovação de contrato encaminhada foi o volante Valencia, que tinha vínculo somente até o fim de julho. Mesmo com propostas do futebol argentino, do México e da Rússia, ele deixou bem claro que não pretende largar a equipe carioca, já que se adaptou muito bem ao clube e ao Rio de Janeiro. O novo vínculo deverá ser assinado na próxima semana.

O zagueiro Gum e o volante Diguinho têm contrato até o fim do ano e os representantes dos dois jogadores serão procurados nos próximos dias. O caso do segundo é bem mais tranquilo. Já em relação ao defensor, o Fluminense poderá encontrar alguma dificuldade, já que existem propostas de clubes europeus e ele se valorizou, pois reassumiu a condição de titular nos últimos jogos, após longo período no departamento médico.

As duas situações mais complicadas envolvem o meia argentino Lanzini e o atacante Rafael Sóbis, ambos emprestados somente até o meio do ano. O segundo tem os direitos federativos ligados ao Al-Jazira, dos Emirados Árabes Unidos, que pede R$ 18 milhões por uma negociação em definitivo. O valor é considerado alto pelo clube tricolor, que vem tentando, sem sucesso, a renovação do empréstimo, algo mau visto pelos asiáticos. Nos próximos dias um representante do Fluminense seguirá para a Ásia a fim de tentar compor uma situação boa para os dois lados.

Em relação ao argentino, o River Plate quer R$ 23 milhões para liberar em definitivo os direitos federativos do jogador, considerado uma promessa. O Fluminense não quer desembolsar essa quantia e estuda com o time argentino a renovação do empréstimo. Neste caso existe a possibilidade de o Fluminense adquirir apenas parte dos direitos.

Sobre reforços, a diretoria evita falar em nomes e o diretor de futebol Rodrigo Caetano diz que não tem nenhuma negociação em andamento. Porém, Abel Braga pediu aos dirigentes a chegada de um zagueiro e de possíveis peças de reposição em caso de perdas durante a janela de transferências para o exterior, que se abre em 20 de junho. Nos bastidores das Laranjeiras se fala que o clube tteria procurado o Benfica para saber detalhes da situação envolvendo o atacante Éder Luís, que está emprestado ao Vasco. Isso pode ser um indício de que algum atacante poderá ser negociado ou deixar as Laranjeiras nos próximos dias. O atleta poderia até mesmo ser uma opção para a saída de Rafael Sóbis.

Dentro de campo, o elenco segue se preparando para a partida de domingo, às 18h30 (de Brasília), diante do Figueirense no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ), pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Para este jogo, os cariocas terão o retorno do lateral esquerdo Carlinhos, que cumpriu suspensão no empate por 1 a 1 com o Boca Juniors.

Com dores no joelho esquerdo, o meia Thiago Neves poderá ser preservado. A lista de desfalques, por sinal, continua grande, pois ele segue sem poder escalar Valencia e o meia Deco, ambos vetados pelo departamento médico por conta de um estiramento grau 1 no músculo posterior da coxa direita. O atacante Fred, com um estiramento grau 2 na coxa direita, também fica fora, assim como Diguinho, com dores na coxa direita. Outro que será desfalque é o atacante Wellington Nem, que servirá à seleção brasileira em amistosos internacionais. O elenco participará de um recreativo na manhã de sábado e depois começará o período de concentração.

Fonte: ESPN.com.br