Corinthians foi eliminado 2 vezes por brasileiros nas quartas da Libertadores

Quinta-feira, 10/05/2012 - 11:41

A vitória nos pênaltis do Vasco diante do Lanús, minutos depois do Corinthians ganhar do Emelec, manteve uma escrita no clube paulista: sempre que o time chega às quartas de final da Libertadores da América, encontra com um rival brasileiro. Até agora, nas três outras vezes que isso aconteceu, o retrospecto é negativo: duas eliminações e só uma classificação.

Na última vez que ficou entre os oito melhores da Libertadores, o Corinthians encontrou o Atlético-MG em 2000, em situação parecida com a que vive agora: era o atual campeão brasileiro e jogou diante do vice, já que havia superado os mesmos mineiros na final do nacional de 1999. No confronto, empate por 1 a 1 em Belo Horizonte e vitória por 2 a 1 em São Paulo, avançando para depois cair contra o Palmeiras nas semifinais.

Um ano antes, o time teve menor sorte. Também contra o rival Palmeiras, o Corinthians perdeu o primeiro jogo por 2 a 0, venceu na volta pelo menos placar e perdeu nos pênaltis, em série que ficou marcado pelo surgimento de Marcos, então novidade no gol palmeirense. Já em 1996, a derrota foi para o Grêmio: 3 a 0 para os gaúchos em São Paulo e vitória, insuficiente, por 1 a 0 dos corintianos em Porto Alegre.

E se passar pelo Vasco, o Corinthians pode seguir com um caminho só brasileiro até o sonhado título continental. O Santos seria um possível rival nas semifinais, enquanto Fluminense ou Internacional, que jogam nesta quinta-feira, poderiam encontrar os corintianos numa eventual decisão.

Fonte: ESPN.com.br