Veja comparativo entre Vasco e Corinthians, os melhores de 2011

Quinta-feira, 10/05/2012 - 11:36

Vasco e Corinthians foram os dois campeões nacionais de 2011. Os cariocas conquistaram a Copa do Brasil; os paulistas ficaram com o Brasileiro, quando, na reta final, duelaram ponto a ponto pelo título do campeonato de pontos corridos. Nas últimas partidas do Brasileirão, contudo, Vasco e Corinthians duelaram à distância. Não bastava vencer, era preciso torcer por tropeços do rival.

Agora, na Libertadores, as duas equipes encontram para, enfim, duelarem diretamente. O confronto, nas quartas de final, será o primeiro entre os dois clubes na história do torneio. A base das equipes continua a mesma, os jogadores se conhecem e já trocaram elogios logo depois que os dois clubes garantiram suas vagas. No Brasileiro, foram dois jogos – 2 a 1 para o Corinthians no Pacaembu, e 2 a 2 em São Januário.

“O Corinthians tem uma equipe mais experiente em Libertadores. Eles vêm jogando há anos com frequência no torneio, o que é algo que não acontece com a gente”, disse o meio-campista Juninho, um dos líderes do Vasco. “Talvez esse jogo tenha esse gosto de final, sim. Porque foram as duas melhores equipes do Brasil. Mas agora é diferente de jogar 38 rodadas”, afirmou.

O treinador Tite recorreu a uma conversa que teve com três integrantes do elenco vascaíno em 2011 para mostrar o respeito que tem pelo rival. “Ano passado, falei pro Élton, Ramon e para o Ricardo Gomes: a equipe que eu mais temia ano passado era o Vasco, um time de muita consistência e alma. São dois times com alma e consistência, vai ser um baita jogo”, afirmou o técnico. Élton e Ramon, que defenderam o Vasco em 2011, acabaram transferindo-se para o clube paulista.

Entre os jogadores corintianos, o discurso de respeito e admiração ao rival se manteve. “É um time que a gente conhece muito bem e está junta há muito tempo igual a gente”, afirmou o atacante Willian. “São duas equipes que se manteram, praticamente não mudaram e o confronto será muito difícil. As duas equipes têm um sistema tático muito bom, muitos jogadores que individualmente podem decidir e jogar em São Januário nunca é fácil”, acrescentou Alex.

Veja o raio x dos confrontos entre Vasco e Corinthians em 2011:


Raio-x dos elencos

Tanto Vasco quanto Corinthians mantiveram as bases que fizeram grande Campeonato Brasileiro em 2011. Do lado carioca, uma mudança é Carlos Alberto, que voltou, tem ficado no banco de reservas e entrou no decorrer do jogo nas duas partidas das oitavas de final. Pelo Corinthians, apesar das lesões na lateral-direita e na zaga e a saída de Liedson do time titular, a mudança mais relevante é no gol, com Cássio. O arqueiro é a única cara nova em relação ao ano passado que tem atuado regularmente na Libertadores - Douglas, outra contratação de peso, é reserva e tem entrado apenas nos finais jogos.

Goleiros
Enquanto Fernando Prass segue absoluto no gol do Vasco, Júlio César perdeu a vaga para Cássio depois de falhar diante da Ponte Preta nas quartas de final do Campeonato Paulista. Com isso, o goleiro contratado junto ao PSV assumiu a vaga e foi bastante seguro nos dois jogos contra o Emelec, fazendo com que o time seguisse com a melhor defesa da Libertadores. "O pessoal me recebeu muito bem, a torcida também, todo mundo. Espero continuar como titular do Corinthians e chegar na final da Libertadores", disse o camisa 24.

Defesa
O Vasco mantém a linha de quatro, mas com Thiago Feltri no lugar de Márcio Careca na lateral-esquerda. Na zaga, Dedé tem sido desfalque por lesão, mas pode ser que já tenha condições de enfrentar o Corinthians depois de não atuar na reta final de Carioca nem contra o Lanús, podendo reeditar a dupla com Renato Silva que enfrentou o próprio Corinthians no 2 a 2 de São Januário em outubro. Na direita, Fágner segue como titular.

Pelo Corinthians, a estrutura também é a mesma, apenas com mudanças por lesão. Se Edenílson assumiu o lado direito, se machucou contra o Emelec e deu lugar a Alessandro, que pode se manter no time principal. Na zaga, Leandro Castán segue titular, mas Chicão voltou ao time com os problemas físicos de Paulo André. Na esquerda, Fábio Santos é o camisa 6 desde o início do ano passado.

Meio-campo
Rômulo, Nilton, Juninho e Diego Souza formaram o quarteto diante do Lanús. Mas não se pode dizer que Felipe é reserva, já que foi titular na ida, quando a equipe titular não teve Nilton. Cristóvão Borges tem alternado as formações, às vezes optando por dois volantes mais marcadores e em algumas situações permitindo ter os dois veteranos jogando juntos. No duelo do Pacaembu, em julho do ano passado, Juninho fez a reestreia exatamente com essa formação: Rômulo, Juninho, Felipe e Diego Souza. "O Corinthians é um time muito qualificado. Nós disputamos o Brasileiro e não fomos felizes, mas agora temos um novo encontro", comentou Nilton.

Pelo lado do Corinthians, Ralf e Paulinho seguem insubstituíveis. Danilo também, pela experiência e gols decisivos na Libertadores. No último jogo, o suspenso Jorge Henrique deu lugar a Alex, que voltou bem e fez até gol na vitória sobre o Emelec. Essa formação é exatamente a mesma que empatou com o Vasco em São Januário. "São duas equipes que se manteram, praticamente não mudaram e o confronto será muito difícil", disse Alex, que marcou no último duelo entre os times.

Ataque
O Vasco segue com a estratégia de um jogador rápido pelas pontas e um centroavante de área: Éder Luiz e Alecsandro. No jogo de São Januário pelo segundo turno do Brasileiro, Alecsandro ainda ficou no banco, mas na grande maioria das vezes foi o titular vascaíno em 2011. Neste ano, segue fazendo dupla com Éder, como se viu nas duas partidas contra o Lanús - inclusive marcou o primeiro gol da vitória por 2 a 1 no Rio de Janeiro.

No Corinthians há um revezamento maior das peças de ataque, que antes era formado por Liedson e mais um. Ainda assim, as peças são as mesmas: com a queda de rendimento do centroavante naturalizado português, Tite escalou Willian e Emerson diante do Emelec; sem São Januário, na 'decisão' contra o Vasco pelo Campeonato Brasileiro, jogaram Jorge Henrique e Willian. Jorge, aliás, volta de suspensão e pode ter uma vaga na equipe que sai jogando no Rio.

Veja como os times jogaram nos dois últimos confrontos:

Jogo 1

Corinthians 2 x 1 Vasco, 06/07/2011, 8ª Rodada do Campeonato Brasileiro
Gols de Paulinho e Ralf (Corinthians) e Juninho Pernambucano (Vasco)

CORINTHIANS: Julio Cesar; Welder, Wallace, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Danilo (Alex); Willian (Emerson), Jorge Henrique (Edenílson) e Liedson. Técnico: Tite

VASCO: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Anderson Martins e Márcio Careca; Rômulo, Juninho Pernambucano (Allan), Felipe e Diego Souza (Bernardo); Éder Luís (Leandro) e Alecsandro Técnico: Ricardo Gomes

Jogo 2

Vasco 2 x 2 Corinthians, 02/07/2011, 27ª Rodada do Campeonato Brasileiro
Gols de Dedé e Fágner (Vasco), Alex e Danilo (Corinthians)

VASCO: Fernando Prass; Fágner, Dedé, Renato Silva e Márcio Careca; Eduardo Costa, Rômulo, Juninho (Allan) e Diego Souza; Éder Luís (Bernardo) e Élton (Alecsandro). Técnico: Cristovão Borges

CORINTHIANS: Julio Cesar; Alessandro, Paulo André, Leandro Castán e Fábio Santos; Paulinho, Ralf, Danilo e Alex (Welder); Jorge Henrique (Edenílson) e Willian. Técnico: Tite

Fonte: ESPN.com.br