Confira estatísticas de público dos brasileiros na 1ª fase da Libertadores

Quinta-feira, 26/04/2012 - 09:52

Estatísticas 1ª fase – Libertadores 2012

Terminada a fase de grupos da Copa Libertadores, hoje se inicia a cruzada rumo ao mais desejado título continental. E não poderia ser mais emocionante: Fluminense e Internacional digladiam por uma vaga nas quartas-de-final do torneio – um verdadeiro “presente de grego” para o Tricolor, detentor da melhor campanha até então. O Santos também entra em campo.

As últimas partidas da 1ª fase geraram modificações nos rankings de renda e público, publicados há pouco mais de um mês. Vamos a elas:



*Flamengo e Internacional tem quatro jogos – um a mais do que os demais clubes – por conta da participação na Pré-Libertadores.

O Corinthians manteve a ponta no público pagante médio, mas ela se tornou apertada por conta do crescimento de Internacional e Fluminense. Em partidas com forte apelo (diante Santos e Boca Juniors, respectivamente), os times que hoje se enfrentam jogaram em estádios cheios, inflando seus números. Quem saiu perdendo foi o eliminado Flamengo. Pouco mais de doze mil pessoas pagaram para assistir à vitória sobre o Lanus (3 x 0), inócua por conta do resultado que classificou o Emelec frente ao Olímpia. Com isto, o Rubro-Negro despencou, só ficando à frente de clubes com estádios menores – Vasco e Santos.



*Flamengo e Internacional tem quatro jogos – um a mais do que os demais clubes – por conta da participação na Pré-Libertadores.

Neste quesito, o Corinthians continuou sobrando. Assim como na estatística anterior, Tricolor e Colorado cresceram.



O resultado da renda pelo público nos gera o ticket médio das partidas. Aqui, a única alteração foi o Fluminense, que ultrapassou Santos e Internacional. Corinthians e Vasco se encontram muito à frente dos demais, diante da boa resposta de seus torcedores aos ingressos mais caros da Libertadores. Fla foi o último.



Considerando-se o seguinte número máximo de ingressos disponíveis: Pacaembu – 38.000; Beira-Rio – 37.000; Engenhão – 37.000; São Januário – 18.000; Vila Belmiro – 12.800.

De segundo colocado no índice de ocupação (atrás do Santos, time que mandou partidas em estádios diferentes), o Flamengo caiu para o último posto. De todo modo, todos os clubes tiveram ocupação média superior a 2/3 de seus estádios, demonstrando o enorme chamariz representado pela Libertadores em sua edição 2012.

Um grande abraço e saudações!

E-mail da coluna: teoriadosjogos@globo.com

Fonte: Blog Teoria dos Jogos