Globo negocia para transmitir alguns jogos do Brasileirão 2012 em 3D

Quarta-feira, 25/04/2012 - 15:03

A Globo negocia com fabricantes de câmeras e de televisores uma parceria para a transmissão de jogos de futebol em 3D.

Com a LG, a emissora tenta viabilizar a transmissão de alguns jogos do Campeonato Brasileiro de 2012.

Com a Sony, estuda-se uma parceria para a captação de jogos da Copa do Mundo de 2014 em tecnologia 4K, a TV digital de ultra-alta definição, tecnologia que a LG também domina.

Se a parceria com a LG der certo, as transmissões do Brasileirão em 3D ocorrerão pela operadora Net, como já ocorreu com o Carnaval.

Tecnologia do momento, 4K é uma nova geração de câmeras de altíssima definição, já usadas pelo cinema digital.

Durante o Carnaval deste ano, a Globo captou imagens (e realizou um curta-metragem) com uma câmera 4K, a CineAlta F65, da Sony.

Fora de Controle, nova série da Record, foi captada com uma câmera 4K, a Red One, mas será exibida em padrão de alta definição convencional e standard.

Para ser usada integralmente na televisão, a 4K depende de uma nova tecnologia.

A TV estatal coreana está testando um novo sistema de transmissão de imagens 4K. Especula-se que a LG passará a vender televisores com chips dessa nova tecnologia (a HEVC) no ano que vem.

Essa tecnologia permite que um sinal robusto como o captado em 4K seja transmitido pela banda da TV aberta, de 6 megahertz.

O que 4K tem a ver com 3D? Tudo. A tecnologia 4K pode ser a "salvação" do 3D na TV, permitindo o consumo de programação tridimensional sem óculos.

Fonte: Blog Daniel Castro - R7