Vôlei Base: Confira entrevista com Raiane Passos, ponteira do time Juvenil

Quarta-feira, 18/04/2012 - 20:01

Há cinco anos, Raiane Passos, de 17 anos, ponteira do time juvenil do Vasco, ingressou no vôlei sem muito interesse pelo esporte. Seu objetivo era apenas se divertir nas horas vagas ao lado dos amigos que treinavam no projeto SESC da Tijuca, local de seus primeiras defesas e ataques.

Mas com belas atuações nos treinamentos, a “diversão” foi virando paixão e a convite de Fred Lima, ex-preparador do IBNN e atual técnico do juvenil feminino e coordenador do vôlei do Gigante da Colina, Raiane começou a disputar campeonatos, foi convocada pela Seleção Carioca, onde conquistou a Copa Brasil 2009 e no ano seguinte, iniciou sua trajetória no clube do coração.

- Sou vascaína de corpo e alma. Sou louca pelo Vasco da Gama e defender meu clube é muito gratificante. É muito prazeroso jogar no time do coração e ainda mais que o clube oferece uma boa estrutura. O ginásio do forninho é um dos melhores ginásios do Brasil – disse Raiane com exclusividade ao site oficial.

A atleta cruz-maltina é destaque da equipe juvenil, que chegou na final da primeira fase do Campeonato Carioca, mas acabou perdendo para o Fluminense. Apesar do tropeço na fase inicial, Raiane acredita que o Gigante da Colina vai continuar brigando para conquistar a competição.

- O time do Fluminense é muito bom, mas temos um time tão bom ou melhor que o delas. Com mais concentração para a próxima fase, mais garra e alegria, vamos lutar pelo título na próxima fase – frisou.

As meninas do juvenil estreiam na segunda fase do Carioca no dia 29 de maio contra o Tijuca Tênis Clube, no ginásio Antonio Soares Calçada “Forninho”, em São Januário.

Bate papo do Site Oficial com Raiane Passos:

SO: Nos bastidores, ouvi dizer que você é uma das melhores atletas de vôlei do clube. Isso é verdade? Você sempre foi boa jogadora?
RP: Digamos que sempre fui esforçada. No entanto, não há quem sempre tenha sido boa jogadora, embora algumas pessoas tenham mais facilidade, ou tenham nascido para a coisa e essa não sou eu (risos). Comecei muito descoordenada, mas sempre apostei em mim. Sempre busquei e busco melhorar.

S: Já chegou a ser recusada em algum clube?
R: Nunca fui recusada em nenhum clube, na verdade desde que entrei no IBBN e conseguintemente,o Fred se tornou meu técnico, todas as mudanças que ocorreram, foi junto com ele. Quando acabou o ano de 2008, com nosso bom trabalho na AABB, o Frederico recebeu um convite de treinar a equipe infantil do Grajaú e me levou. Em 2009, com mais um ano de sucesso e bons resultados, ele recebeu mais um convite, dessa vez para treinar a equipe infantil do NVC (Niterói Vôlei Clube). Novamente fui com ele. Em 2010, ele recebeu convite de treinar a equipe infanto do Vasco e estou aqui com ele até hoje.

S: Já praticou ou pratica outros esportes?
R: Demorei muito até resolver seguir em algum esporte, mas já pratiquei muitos que fico até sem fôlego só de lembrar (risos). Pratiquei karatê, natação, atletismo, capoeira, boxe, futsal e dança. Hoje em dia me dedico apenas ao voleibol.

S: Já conquistou algum título com o Vasco?
R: Conquistei o Open as Baixada ano passado e neste ano, anseio a conquista da Taça Paraná, torneio que ficamos na segunda colocação no ano passado. E lógico, também quero muito conquistar o Carioca.

S: Pretende seguir carreira no vôlei?
R: Não sei se profissional, mas pretendo continuar no meio, como atleta ou trabalhando de outra forma, já que penso em me formar em educação física.

S: Acompanha partidas de equipes profissionais do vôlei? Qual sua preferida?
R: Acompanho sim, minha equipe preferida é a Unilever (equipe do Rio de Janeiro). Inclusive, sempre que posso, acompanho jogos no Maracanãzinho.

S: Quem é seu ídolo no esporte?
R: Não tenho um ídolo, mas com certeza sou apaixonada pela garra da Fabi (líbero da seleção brasileira). O mais importante e bonito de assistir é um time guerreiro, que passa por cima de dificuldades. Para mim, a Fabi demonstra muita garra e vontade de vencer. Vejo nela uma força de vontade incrível.

S: Durante a entrevista você falou bastante do seu atual treinador, Fred Lima. Ele é um grande amigo para você?
R:Quando comecei, confesso que não gostava muito dele, achava ele um chato. Mas depois que ele assumiu a equipe, tive alguns problemas pessoais que estavam me afetando no treino e encontrei palavras amigas no Fred. Desde então, nossa amizade só cresceu. Ele me atura há seis anos e hoje é meu grande amigo. Falo com total convicção que ele é o melhor técnico que conheço, confio muito em seu trabalho e capacidade de formar equipes. De vez em quando recebo muita bronca dele, mas sempre para minha melhora.

Toda quarta-feira, vamos divulgar uma entrevista nova com uma das atletas do vôlei vascaíno.

Raiane Passos ingressou no vôlei em 2007 e chegou no Vasco em 2012.

Vascaínas posam na sala de musculação do futebol amador.


Fonte: Site oficial do Vasco