Chances de classificação do Vasco na Libertadores são de 96%

Quinta-feira, 05/04/2012 - 14:50

A rodada da Copa Santander Libertadores deste meio de semana ainda não terminou, mas os brasileiros estão muito bem encaminhados para a fase de mata-mata. A exceção é o Flamengo, lanterna do Grupo 2. Segundo o matemático Tristão Garcia, as chances de classificação do Rubro-Negro são de apenas 8% - na rodada anterior eram 35%.

Com a derrota para o Emelec, de virada, por 3 a 2, em Guayaquil, o Flamengo precisará vencer o líder Lanús na última rodada, no Engenhão, e torcer para que haja um empate no jogo entre Olimpia e Emelec, que será disputado em Assunção, no Paraguai. Os dois jogos serão na próxima quarta-feira, às 19h30.

Se o Flamengo está em situação delicada, o mesmo não se pode dizer dos demais brasileiros. O Fluminense, com ainda dois jogos a disputar, contra Boca Juniors e Argentinos Juniors, já está classificado, com 12 pontos. E pode assegurar a primeira posição do Grupo 4 na próxima quarta: para isso, basta empatar com o Boca no Engenhão.

O Corinthians também tem dois jogos a disputar, contra Nacional-PAR, em Ciudad del Este, e o eliminado Deportivo Táchira, no Pacaembu. Mas o Timão, vice-líder com oito pontos, tem 98% de chances de classificação e está a um empate contra a equipe paraguaia da vaga. O jogo é na próxima quarta-feira.

Quem pode se classificar ainda nesta quinta-feira é o Vasco, que derrotou o Alianza Lima na última terça por 2 a 1. Basta que o Libertad vença o Nacional-URU, nesta noite, no Paraguai. Assim, o Vasco enfrentaria o Nacional na última rodada, em Montevidéu, apenas para decidir quem seria o primeiro e o segundo colocados do Grupo 5.

No Grupo 1, Santos e Internacional, que empataram em 1 a 1 nesta quarta-feira, no Beira-Rio, estão bem encaminhados. O Peixe é o líder com 10 pontos e está praticamente classificado - pode obter a classificação virtual se o The Strongest perder nesta quinta para o lanterninha Juan Aurich, no Peru. Na última rodada, o Santos recebe os bolivianos e o Inter vai até Chiclayo encarar o Juan Aurich.

Confira as chances de classificação dos brasileiros:



COMO FICARIAM AS OITAVAS COM A ATUAL CLASSIFICAÇÃO

Fluminense x Defensor
Lanús x Olimpia
Santos x Bolívar
U. de Chile x Boca Juniors
Vasco x Libertad
Vélez Sarsfield x Corinthians
Cruz Azul x Internacional
U. Española x Atlético Nacional

Fonte: Lancenet