Vasco quer campanha da Copa do Brasil como exemplo para Libertadores

Terça-feira, 03/04/2012 - 13:20

A vitória sobre o Alianza Lima, nesta terça-feira, no Estádio Alejandro Villanueva, pode dar a classificação antecipada ao Vasco para a próxima fase da Copa Santander Libertadores. Para alcançar o objetivo, o técnico Cristovão Borges já tem a receita para vencer fora da Colina Histórica: o futebol apresentado fora de casa na Copa do Brasil.

Na conquista do torneio nacional, o Vasco fez suas melhores apresentações fora dos seus domínios. Em campo, um futebol atraente, tendo como principal característica a velocidade no ataque. Na defesa, a segurança da dupla de zaga na época, formada por Dedé e Anderson Martins.

A boa campanha é comprovada pelos números. Em seis jogos, três vitórias e dois empates. A única derrota na competição deu o título ao Cruz-Maltino, contra o Coritiba, no Couto Pereira, encerrando a competição com um aproveitamento de 61%.

- Eu tenho que encontrar aquele Vasco da Copa do Brasil. A gente dispertou para esse tipo de competição nos últimos jogos. Com um espírito fortíssimo. Com muita garra. Eu falo para eles que reconher as nossas limitações. A gente fez isso ano passado e estamos fazendo isso agora. Quero encontrar isso para exercitar jogando fora de casa - disse o técnico Cristovão Borges em entrevista exclusiva ao LNET! após a vitória sobre o Libertad (PAR), em São Januário.

Na primeira partida longe da Colina Histórica, um empate frente ao Libertad, no Estádio Nicolas Leoz, e o sentimento de decepção após sair na frente e ceder o empate no segundo tempo. Na oportunidade, o Vasco entrou em campo com a mesma formação tática que se destacou na temporada passada, atuando com dois volantes, Felipe na armação, com Diego Souza jogando próxima a Alecsandro e Wiliam Barbio fazendo o papel que era de Eder Luis em 2011, caindo pelos lados do campo.

Na única derrota na Copa do Brasil, clube acabou conquistando o título da competição


RETORNOS PODEM FAZER A DIFERENÇA

Tendo à sua disposição a espinha dorsal da última temporada, Cristovão confia no entrosamento dos principais jogadores do elenco cruz-maltino. No início de 2012, o comandante perdeu Eder Luis e Rômulo, ambos lesionados, além de adotar um rodízio para colocar ter mais opções em ritmo de jogo.

- É muito bom o retorno, pois os jogadores já se conhecem. Jogaram a maioria das partidas no ano passado. Essa é a parte boa do retorno desses jogadores. Agora tenho que escolher a melhor estratégia para que o time renda bem - frisou o treinador em entrevista coletiva nesta segunda-feira.

DESEMPENHO DO VASCO FORA DE CASA EM 2011

                Jogos   Vitórias  Empates  Derrotas  Aproveitamento
Copa do Brasil    6        3        2         1           61%
Brasileirão      16*       8        3         5           56%
Sul-Americana     4**      0        0         4            0%
Em 2011          29       11        7        11           45%

*Contando os jogos realizados fora do Rio de Janeiro
**Nos três primeiros jogos fora de casa pela competição, o Vasco atuou com time reserva ou misto

Fonte: Lancenet