Carlos Alberto volta ao Vasco com status de 'mais um' no grupo

Segunda-feira, 26/03/2012 - 10:17

Quando chegou e quando saiu, Carlos Alberto era considerado o principal nome do Vasco. Mas em sua volta, nesta terça-feira, ele será apenas mais um. Tanto a diretoria quanto o próprio jogador chegaram a este consenso e pretendem deixar clara essa ideia. A partir do momento em que pisar no gramado de São Januário treinando novamente com o elenco, ele estará na mesma condição dos demais. Mais ainda, terá de mostrar, além de forma física e técnica, comportamento exemplar.

Esta foi a única condição imposta pelo Vasco para reintegrar Carlos Alberto. A imagem deixada após uma discussão com Roberto Dinamite, em janeiro de 2011, foi a pior possível. No entanto, a impressão dos dirigentes que conversaram com o jogador durante o processo de reintegração foi a de um jogador consciente dos seus erros e convincente ao mostrar desejo de dar a volta por cima. Mas agora, diferentemente do astro que recebe tratamento especial, ele não tem mais o direito de errar.

- O Carlos Alberto é inteligente e sabe que essa pode ser sua última chance num grande clube. O Vasco é o mais importante. Mostramos que qualquer atitude individual que possa vir a atrapalhar o grupo será prontamente rechaçada - afirmou o diretor de futebol Daniel Freitas após a partida contra o Resende, no último domingo, em São Januário.

Com esse pensamento, o Vasco inicialmente não programou sequer uma entrevista coletiva de Carlos Alberto para esta terça-feira, quando ele volta a treinar com o grupo principal. O objetivo é mostrar que o jogador retornou sem um status diferenciado, se distanciando de um clima de apresentação de um reforço. Indisciplinas à parte, ele tem como crédito ter chegado a São Januário no pior momento da história do clube aceitando o desafio de liderar um grupo desacreditado na luta de volta à elite. Quando a diretoria buscava formar seu elenco, em 2009, ele, Carlos Alberto, foi responsável por atrair outros jogadores no momento em que poucos tinham interesse em defender o Cruz-Maltino.

Nas conversas com diretores e jogadores, Carlos Alberto também mostrou interesse em ser o mais discreto possível em sua volta. Consciente de que precisa recomeçar em São Januário, o meia sabe que estará inicialmente atrás dos demais companheiros nas escolhas do técnico Cristóvão Borges. No entanto, ao mesmo tempo o clube entende que neste momento sua experiência e o currículo vitorioso não podem ser deixados de lado e devem ser vistos como valiosos instrumentos na disputa da Libertadores.

Como Carlos Alberto vem treinando fisicamente com frequência, a comissão técnica acredita que não demoraria muito tempo para que ele pudesse ser utilizado nas partidas. Como já se tratava de um atleta do clube, o meia estava regularizado e pode disputar o Campeonato Carioca. Em relação à Libertadores, ele poderá ser inscrito somente se o Vasco passar da primeira fase.

Carlos Alberto pelo Vasco em 2009: há três anos, jogador era referência da equipe que retornou à elite do futebol brasileiro


Fonte: GloboEsporte.com