Estadual do Rio é um dos campeonatos com mais resultados de 0 x 0

Sábado, 17/03/2012 - 12:33

Torcedor quando vai ao estádio quer ver gols. De preferência em grande quantidade e do seu time de coração. Porém, no Maranhão, nem sempre o público tem tido esse desejo atendido. Nesta temporada, o Campeonato Maranhense é o estadual com o maior percentual de jogos com o placar em 0 a 0 do país. Até o momento, seis duelos terminaram sem gols em 46 confrontos no total, o que corresponde a 13% das partidas de toda a competição.

A equipe que mais contribuiu para a estatística foi o Santa Quitéria, que terminou a primeira fase na terceira colocação. Em dez partidas até o momento, o time 'presenteou' seus torcedores com três empates sem gols: contra Cordino e Bacabal na primeira fase, e diante do Maranhão, já nas semifinais do primeiro turno.

- Aqui o nosso técnico Meinha costuma jogar no 3-5-2 em casa, e no 3-6-1 fora. Acho que o nosso estilo de jogo de marcação acaba proporcionando um pouco esses resultados. Tanto que temos a melhor defesa do campeonato, só sofremos cincos gols, e estávamos há um ano sem perder em casa até ser derrotado pelo ASA na última quarta, na Copa do Brasil - afirmou Castelo Branco, preparador físico do Santa Quitéria.

O Campeonato Sergipano vem quase no mesmo embalo do Maranhense, e aparece em segundo na lista dos estaduais com mais duelos sem bola nas redes. A competição também teve seis partidas sem sair do zero, mas em 52 jogos, o que equivale 11,5% dos confrontos. O Mato-Grossense com 10,7%, seguido pelo Capixaba com 10% e o Sul-Mato-Grossense com 9,75%, fecham o 'Top 5' das competições com maior percentual de jogos em 0 a 0.

No Espírito Santo, aliás, ocorreu um fato até certo ponto inusitado. Após 12 rodadas, ES de Anchieta e Colatina são os recordistas de empate sem gols no estadual capixaba, com três cada. Mas o que chama atenção é que os torcedores que compareceram ao estádio para assistir aos dois confrontos que os times fizeram nesta temporada não viram sequer um gol, já que tanto no turno quanto no returno, as equipes ficaram no zero.

Brasiliense e Tocantinense ainda não tiveram partidas sem gols

Na contramão de Maranhão e Sergipe, os estaduais de Brasília e Tocantins aparecem como os únicos no Brasil, até o momento, sem partidas terminadas em 0 a 0. Entretanto, em ambos o número total de jogos é mais baixo do que o dos 'concorrentes'. No Campeonato Brasiliense foram disputadas apenas 30 partidas. Já no Tocantinense ainda menos, somente 15.

Os campeonatos Alagoano, com 61 jogos, Catarinense, com 60, e Paraibano, com 45, também passam quase ilesos. Os três estaduais só tiveram apenas uma partida que não saiu do zero. Outro que também tem uma marca expressiva é o Paulistão, que em 130 partidas, registrou somente três empates sem bola na rede.

Carioca e Paranaense lideram em números absolutos

Oito partidas terminadas em 0 a 0. Este é o número de duelos sem gols nos estaduais de Rio de Janeiro e Paraná até aqui, a maior quantidade se não for considerado o número total de jogos realizados nas competições. No entanto, ambos os torneios já estão no segundo turno, e já ultrapassaram a marca dos 80 confrontos, o que os deixa com um percentual um pouco abaixo dos Top 5, com 9%.

Na competição carioca, o Flamengo é quem puxa a fila. O Rubro-Negro empatou três vezes sem marcar, todos na Taça Guanabara, contra Macaé, Olaria e Botafogo. No Paranaense, as equipes do Toledo e Cianorte são as que mais saíram de campo com o marcador inalterado, também em três oportunidades.

Fonte: GloboEsporte.com