Secretária diz que edital de concessão do Maracanã sai até meio do ano

Sábado, 17/03/2012 - 06:47

A secretária estadual de Esportes e Lazer do Rio de Janeiro, Márcia Lins, afirmou nesta sexta-feira (16) que o edital de concessão do Maracanã à iniciativa privada vai ser lançado até o meio deste ano. O cronograma, segundo ela, prevê ainda que o concessionário seja escolhido até o final de 2012. Atualmente, está aberto o prazo para a apresentação de projetos de uso do estádio, que sediará a final da Copa do Mundo de 2014 e as cerimônias de abertura e encerramento das Olimpíadas Rio 2016.

“O projeto de concessão está avançando. Quando o Maracanã ficar pronto em 28 de fevereiro, o operador escolhido já poderá fazer a operação tecnológica que o estádio vai requerer”, disse Márcia Lins, durante um seminário de gestão esportiva da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.

Entre os interessados na concessão do Maracanã está o grupo EBX, do empresário Eike Batista. O projeto do novo estádio prevê a transformação do local em uma arena multiuso, com infraestrutura para receber espetáculos e construção de áreas de lazer para a família, lojas e praça de alimentação.

De acordo com a secretária, o repasse da administração do Maracanã à iniciativa privada não vai alterar a prioridade de utilização da arena pelos quatro grandes clubes do Rio – Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo. As regras vão constar no edital de concessão, informou Márcia Lins.

“Os primeiros projetos que serão apresentados pelos consórcios participantes já vão dar uma ideia de uso. O melhor formato vai ser utilizado para formular o edital de concessão. Certamente, o Maracanã continuará sendo a casa dos clubes cariocas”, garantiu.

Fonte: IG