Bebeto relembra despedida de Dinamite no Maracanã em 1993

Terça-feira, 21/02/2012 - 12:08

Em 1989, após seis anos no Flamengo, o atacante Bebeto deixou o clube da Gávea. O destino foi o rival Vasco. Hoje, quase 23 anos depois da polêmica transferência, o ex-jogador garante: não queria a transferência.

- Eu nunca pensei sair do Flamengo, a verdade é essa. Eu sempre tive um amor muito grande pelo clube. Faz parte da minha vida, conheci minha mulher lá. Foram oito anos dedicados a esse clube, com muito amor, carinho. Nunca quis sair desse time. Foi um prazer vestir aquele manto sagrado - afirmou o jogador, em entrevista ao "É Gol!!!".

Em São Januário, Bebeto conquistou o Campeonato Brasileiro de 1989 e a Taça Guanabara de 1990. Dois anos depois, se transferiu para o Deportivo La Coruña. Em 24 de março de 1993, na despedida de Roberto Dinamite, o time espanhol foi convidado para um amistoso e venceu por 2 a 0. Um dos gols foi de Bebeto.

- Na despedida do Roberto, ele me pediu para eu falar com o presidente do Deportivo (Augusto César Lendoiro, que comanda o clube até hoje) e trazer o time para jogar aqui. Eu consegui. Eu fiz um gol no Vasco, e a torcida me aplaudiu. Eu não esperava aquilo. No segundo tempo, eu até falei com o treinador (Arsenio Iglesias): 'Me tira, não está dando certo'. Ele respondeu: 'Não, eu já entendi'.

A partida, realizada no Maracanã, também ficou marcada na história como o dia em que Zico vestiu a camisa cruzmaltina. O estádio foi onde Bebeto conquistou títulos pelo Flamengo e pelo Vasco, além da Copa América de 1989, com a Seleção Brasileira.

- Foi o maior palco em que eu joguei na minha vida. Joguei em vários estádios maravilhosos, mas o Maracanã tinha algo especial. O mais gostoso é entrar no campo e ver aquela galera toda gritando. Eu pensava: 'Não podemos decepcionar essas pessoas que vieram ao estádio incentivar, torcer pela gente'. Eu entrava pensando nisso.



Confira a ficha técnica da despedida de Roberto Dinamite:

VASCO 0 x 2 DEPORTIVO LA CORUÑA

Data: 24 de março de 1993.
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Público: 28.926 pagantes
Árbitro: José Roberto Wright

Gols: Bebeto, aos 37 minutos do primeiro tempo, e Nando, aos 5 minutos do segundo tempo.

VASCO: Carlos Germano, Pimentel, Jorge Luiz, Tinho e Cássio; Leandro Ávila, Luisinho, Zico (Geovani) e Bismarck; Roberto Dinamite e William. Técnico: Joel Santana.

DEPORTIVO LA CORUÑA: Liaño (Yosu), Djukic, Albistegui (Savin), Ribera e José Ramón; Mauro Silva, Nando, Hoyas e Marcos (Ramón); Fran e Bebeto. Técnico: Arsenio Iglesias.

Fonte: Sportv.com