Dinamite pediu novo reconhecimento de 48 em encontro com Nicolas Leoz

Quarta-feira, 14/03/2012 - 14:01

Robeto Dinamite desembarcou no Paraguai nessa madrugada. Logo pela manhã, o primeiro compromisso: uma reunião com o presidente da Conmebol, Nicolás Leoz. Acompanhado por outros dirigentes, o mandatário cruz-maltino entregou um dossiê pedindo uma ratificação quanto ao reconhecimento do título de 1948, além da inclusão de uma placa com o emblema do Vasco no troféu da Libertadores.

Em 1996, o Vasco já havia sido reconhecido como primeiro campeão sul-americano pelo título de 1948. Mas a diretoria pede que a conquista seja oficializada no site oficial da Conmebol. Solicitação foi prontamente atendida.

Mais do que isso, o clube tenta também que o título seja válido como o primeiro da Libertadores. Isso ainda será analisado pela entidade.

- Enregamos um dossiê, com a cobertura feita pelos chilenos na época, além do próprio reconhecimento da entidade. Pedimos que a confederação coloque no site o Vasco como primeiro campeão sul-americano. Além disso, se possível, colocar no próprio troféu da atual Copa Libeadores uma placa com a materialziação do título conquistado em 1948. Esse segundo pedido o executivo da Conmebol vai analisar e espero que tenhamos sucesso - explicou João Ernesto da Costa, vice de relações especializadas do clube.

O encontro serviu também para estreitar relações. Dinamite presenteou Nicolás Leoz e outros diretores da entidade com camisas personalizadas do Vasco. O mandatário da Conmebol também entregou lembranças aos vascaínos.

Durante a reunião, chamou atenção o toque do celular do presidente da Conmebol, como hino do Libertad (PAR), clube de seu coração e adversário do Vasco nesta noite. Em tom de brincadeira, Dinamite pediu para que alguém colocasse o hino do Vasco para tocar também.

- A Libertadores teve início anos depois do nosso título, mas foi a partir daquela disputa de 1948. E é esse reconhecimento, de forma oficial, que estamos buscando. A Libertadores começou nos anos 60, mas o nosso foi o ponto de partida - disse Dinamite, para depois comentar sobre a disputa desta noite, justamente contra o clube de coração de Leoz.

- Bom, uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa (risos). Viu que tocou até o celular dele com a musiquinha do Libertad. Hoje tem que dar Vasco. Mas foi muito legal nosso encontro, fomos bem recebidos. Esses encontros são sempre necessários, até para que possamos melhorar o futebol brasileiro como um todo. Não apenas o Vasco, mas todos. É sempre bom manter uma boa relação.

Participaram do encontro pelo Vasco, além de Dinamite, o vie-presidente geral do clube, Antonio Peralta, o vice-presidente de relações especializadas, João Ernesto da Costa, o vice-presidente social, Faues Cherene, o conselheiro João Marcelo Ferreira e o presidente da Suderj, Everardo Silva. Pela Conmebol, além de Leoz, esteve presente o secretário Francisco Brites.

Roberto Dinamite dá camisa do Vasco a Nicolás Leoz


Como foi o título de 1948

A competição foi disputada em Santiago, no Chile, organizada pelo Colo-Colo, e reuniu os campeões nacionais de Chile, Uruguai e Argentina, o campeão do Rio de Janeiro, além de representantes de Bolívia, Peru e Equador.

Na ocasião, todos jogaram entre si e o Vasco, que somou mais pontos (4 vitórias e 2 empates) terminou na primeira colocação.

Paticiparam River Plate, da Argetina, Litoral, da Bolívia, Colo-Colo, do Chile, Emelec, do Equador, Municipal, do Peru, Nacional, do Uruguai, além de Vasco representando o Brasil.

Fonte: Lancenet