Vasco vive impasse com a definição do futuro de Carlos Alberto

Sexta-feira, 09/03/2012 - 09:47

Impressionado com a instabilidade de Carlos Alberto, o renomado José Mourinho, técnico do Real Madrid, deu a seguinte declaração, dois anos atrás:

- É um jogador absolutamente espetacular. Sei que andou pelo Brasil, mas hoje não sei onde joga. Incrivelmente, não sei onde está.

A frase do técnico segue atual. Pouca gente sabe o destino de Carlos Alberto, jogador que em 10 anos de carreira ganhou quase tudo. Foi o mais jovem a conquistar o Mundial de Clubes e a Liga dos Campeões (com Mourinho pelo Porto). Hoje, aos 27 anos, tornou-se problema para o Vasco, com quem tem contrato até metade de 2013. O clube não o quer mais. E nenhum time brasileiro se dispõe a pagar o salário de R$ 300 mil. Clubes menores manifestaram interesse, mas não queriam pagar sozinhos o valor.

Além caro, Carlos Alberto carrega a fama de ter problemas de relacionamento e de ser um jogador que sofre com lesões. Em campo, sua queda é visível temporada a temporada. Ano passado, fez 32 jogos por três times diferentes. Marcou somente um gol. Sem conseguir negociá-lo, a diretoria do Vasco cogita reintegrá-lo. O presidente Roberto Dinamite, que bateu boca com o jogador no vestiário antes de afastá-lo, quer resolver logo o caso:

– O Vasco tem sim urgência em tratar essa situação. O jogador é patrimônio do clube e queremos solucionar essa situação da melhor maneira possível.

Enquanto isso, o jogador que muitas vezes esteve nos holofotes treina separado do grupo. Faz academia diariamente. Ontem, correu em São Januário. Acostumado a declarações polêmicas, Carlos Alberto tem optado pelo silêncio. Ontem, foi político ao comentar a indefinição do seu futuro.

– Vou continuar trabalhando. Estou fazendo meu papel, seguindo com a preparação física e à espera de uma definição do clube.

O último grande a procurá-lo foi o Palmeiras. A versão oficial é que o negócio não foi fechado porque o jogador estava com problemas no púbis. Internamente, o que mais pesou foi a repercussão negativa da contratação.

Polêmicas marcam carreira

Entre os boleiros, Carlos Alberto é chamado de Carlinhos. O apelido no diminutivo em nada lembra o rótulo de bad boy que o

jogador ganhou devido às brigas que se envolveu em quase todos clubes em que passou.

Em 2011, o jogador passou por Vasco, Grêmio e Bahia. Em todos se envolveu em polêmicas. Só fez um gol no ano, pelo Grêmio. E arrumou confusão com a torcida e jogadores do Inter ao provocar os colorados na comemoração.

Para fugir das polêmicas, o jogador procurou a religião. Em 2009, passou a frequentar a Bola de Neve, na Barra. Ia às quartas e domingo. Quase sempre ficava na frente, com os braços erguidos, compenetrado nas rezas e cantos. Atualmente vai pouco à igreja, mas não largou as orações.

Lesão no púbis é superada

Desde que retornou ao Vasco, no início da temporada, Carlos Alberto vinha realizando tratamento na academia do clube. O apoiador chegou com um incômodo no púbis. Por isso, cuidou do problema antes de começar com as atividades físicas. Recentemente, foi liberado para correr no gramado de São Januário.

Visivelmente sem estar no melhor de sua condição física, Carlos Alberto já livre de lesão, poderia voltar aos gramados em semanas, pois precisaria apenas readquirir ritmo. O apoiador vem sendo acompanhado pela preparação física e pela fisiologia do clube.

Enquanto não há uma definição quanto ao seu futuro, Carlos Alberto vai seguir treinando em São Januário, mas, como vem acontecendo, em horários alternados ao do restante do grupo.

Com a palavra

Bruno Pires - jornalista, atualmente editor do Diário de Notícias, de Portugal

"Penso que Carlos Alberto foi um jogador em quem Mourinho apostou e acreditou muito, mas não correspondeu. Via-se que tinha um potencial fantástico, possuía uma relação fantástica com a bola, mas a sua falta de consistência emocional não o deixou ir mais longe. Inclusive lembro-me de que ele foi titular na final da Liga dos Campeões. Acho, porém, que se Mourinho não conseguiu extrair metade do seu talento, nenhum treinador vai conseguir. Seu problema é semelhante ao de Mourinho com Adriano na Inter. São bons jogadores, que se quisessem podiam ser dos melhores do mundo, mas com opções de vida incompatíveis com a prática da modalidade ao mais alto nível, com certeza"

Souza - volante do Grêmio e amigo de Carlos Alberto

"O Carlinhos é uma pessoa especial, um cara que vou levar para sempre como um amigo. Cheguei a morar na casa dele. No tempo do Vasco, ele sempre defendia os jogadores, sempre tomava a frente para falar quando tinha algum problema. Ele tem uma personalidade forte e sempre fala o que pensa. Por isso, muitas vezes é mal interpretado. E acaba sendo rotulado como problemático. Mas é um cara especial. Dentro de campo, não tem como questionar. O currículo dele mostra isso. Tem muita qualidade. Tenho certeza de que vai dar a volta por cima. Falei com ele há duas semanas. Está ansioso para jogar, é claro, mas está com a cabeça boa, treinando forte. Em breve estará nos campos"

Fonte: Lancenet