Donato, ex-Vasco, comandará a Espanha no II Mundial de Futevôlei 4x4

Quinta-feira, 08/03/2012 - 07:22

Na semana do II Mundial de Futevôlei 4x4, apresentado pela Sulamérica, que acontece os dias 8 e 10 de março, na arena montada na Praia de Copacabana, os jogadores que vão compor as equipes brasileiras já estão na cidade treinando para fazer bonito no evento. Diferentemente do futevôlei tradicional, a modalidade 4x4 tem quatro jogadores em cada equipe e a rede é mais baixa, o que torna a partida mais dinâmica. Os quatro jogadores do Brasil 1, liderado por Romário, já estão treinando na cidade. O pernambucano Alexandre juntou-se aos cariocas Anderson, Léo Tubarão e Helinho para os treinos nessa reta final. O Brasil 2 do capitão Renato Gaúcho também já está completo com a chegada dos alagoanos Fábio, Tatá e Pião, que se juntam a Leandro. A arena do evento está montada em frente ao Copacabana Palace, a entrada para os jogos é gratuita. O SporTV transmitirá os jogos ao vivo.

A preparação está cada vez mais intensa com os jogadores reunindo suas equipes para treinar no formato do torneio. Alexandre, que mora em Recife, aposta no favoritismo brasileiro. “Estamos nos preparando há um mês. Nossos times reúnem ótimos jogadores, temos tudo para vencer este ano. Basta nos adaptarmos às diferenças de estilo dos parceiros, ao clima e ir para cima”, afirma. Já o carioca Anderson, jogador que mais pontuou na primeira edição, acredita na valorização do futevôlei: “Este é um torneio de grande visibilidade, muito importante para o crescimento do nosso esporte. A cada ano o futevôlei tem subido mais um degrau e o Brasil merece o título”.

Tatá, Pião e Fábio, que treinam em Maceió, também confiam na vitória. “Ano passado ficamos em terceiro lugar e este ano temos tudo para chegar em primeiro”, conta Tatá. O alagoano Fábio ressalta a importância do torneio ser no Rio “Não poderia ser em outro lugar, o Rio de Janeiro é a cidade do futevôlei. Foi aqui que tudo começou, com esse sol, esse calor e esse mar lindo. Não há lugar melhor para realizar este evento.”

Jogadores das seleções estrangeiras começam a chegar na cidade

Depois das seleções brasileiras, é a vez de as equipes estrangeiras começarem a desembarcar na cidade. Um dos primeiros a chegar ao Rio foi Aldair que mais uma vez será capitão da Itália. Neste terça, é a vez de Donato, que comandará a Espanha, aterrissar por aqui. Na quarta-feira todas as equipes estarão completas com a chegada dos times da Argentina, que terá o comando de Claudio Caniggia, carrasco do Brasil na Copa de 90, do Uruguai de Rubén Paz, da equipe de Portugal que será liderada por Oceano da Cruz, e do Paraguai de Romerito.

O título do Mundial de Futevôlei 4x4 será disputado por oito equipes. Campeão em 2011, o Paraguai luta pelo bi. Além do Brasil e do Paraguai, já estão confirmadas as participações das seleções de Uruguai, Espanha, Portugal, Argentina e Itália. Serão dois grupos com quatro equipe em cada, se classificando os dois melhores de cada chave. Na fase classificatória, nos dias 8 e 9 de março a partir das 17h, as partidas serão disputadas em sets únicos de 25 pontos, assim como as semifinais. A final, no dia 10 de março (sábado) a partir das 18h, será jogada em melhor de três sets.

A SulAmérica apresenta o Mundial de Futevôlei 4x4, que tem patrocínio de Redecard, Banco BMG, Sky e Volkswagen, com apoio da Dominos, O Globo, Metro Rio, Rádio SulAmérica Paradiso e Mix FM. A realização é da Federação de Futevôlei do estado do Rio de Janeiro (Futerj). O evento é chancelado pela Federação Internacional de Futevôlei (FIFv) e conta com apoio e parceria da IMX. Este projeto foi viabilizado pelo Governo Federal através da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério dos Esportes.

Fonte: RPM Comunicação