Futevôlei: Com o Vasco, Liga Nacional começa nesta 5ª na Barra

Segunda-feira, 27/02/2012 - 09:09

Com vista para o mar. Apostando nesse exuberante “algo a mais” que só a praia pode oferecer, eventos esportivos e atrações musicais estão se mudando para a orla que, só este ano, já foi palco da Copa Brasil de Motocross Freestyle, no Quebra-Mar, e do campeonato de kitesurfe e stand up paddle, Water Challenge, no Posto 2.

Mas não são apenas os esportes aquáticos que aproveitam essa maravilha de cenário. Até o início de março, o calendário de atrações na Praia da Barra está lotado. Haverá desde exibições de pole dance, passando pela Liga Nacional de Futevôlei e chegando a uma competição mundial de skate. Sem falar no Verão Beat98, realizado hoje, que vai ter shows, distribuição de brindes e brincadeiras. A arena ficará montada no Posto 12, no Recreio, das 15h30m às 18h30m. Basta escolher o seu programa preferido e mergulhar na diversão.

Alçado à categoria de esporte, o pole dance será atração hoje, a partir das 17h30m, no Posto 2. As alunas de Vanessa Costa, professora e proprietária do estúdio UMD, vão mostrar toda a sensualidade e a técnica desta prática. A causa é nobre: aproveitar a sedução da dança do poste para chamar a atenção sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

— Haverá distribuição de folhetos explicativos e camisinhas. Promovemos outras ações durante o carnaval, também feitas em parceria com a sex shop Sexy Delícia, que apoiou a campanha — diz Vanessa, que também é presidente da Confederação Brasileira de Pole Dance.

Para ela, fazer o evento na praia é uma forma de aproveitar a beleza natural do lugar e chamar a atenção de um maior número de pessoas.

— É um horário em que os banhistas ainda estarão na praia. Eles poderão desfrutar o espetáculo promovido pelo pole dance com o visual arrebatador do fim de tarde na Barra — diz.

Uma das atrações será a francesa Marion Crampe, que está no Brasil há dois meses para aulas e apresentações. Ela é uma das cinco melhores do mundo no esporte.

— Minha expectativa é mostrar para as pessoas que o pole dance não é uma coisa vulgar, mas uma arte, um esporte que exige força, resistência e estrutura física. Tenho certeza que será uma bela apresentação — diz.

Outro evento que vai movimentar as areias da Barra é a Liga Nacional de Futevôlei, cuja primeira etapa acontecerá de quinta-feira a sábado, na Praia do Pepê, a partir das 10h.

— A competição é formada por 12 dos principais times de futebol do país, contando com Flamengo, Vasco, Fluminense, Corinthians, Guarani e Goiás, entre outros — explica João Luis Abreu, organizador da liga. — Cada time é composto por três atletas, sendo um deles um jogador ou ex-jogador que já atuou pelo time e dois atletas profissionais de futevôlei. Será montada uma arquibancada e todos serão convidados.

Após nove edições realizadas no Parque dos Patins, na Lagoa, o Oi Vert Jam, principal competição de skate vertical do país, está de mudança para a Barra da Tijuca. O evento também é responsável pela abertura do Circuito Mundial.

— Como o espaço da Lagoa está em obras, tivemos que buscar um novo local. E, na nossa visão, a Barra é o Rio jovem, um lugar que reúne todas as modalidades de esporte de ação como surfe, kitesurfe, windsurfe e skate. Acreditamos muito na vocação esportiva da região e em seu potencial para receber eventos dessa magnitude — explica Marcia Casz, vice-presidente de esporte da IMX, empresa responsável pela realização da evento.

De quinta-feira a domingo, a Praça do Ó — point já tradicional dos skatistas do bairro — será invadida por nomes consagrados do esporte, como Sandro Dias, Bob Burnquist, Edgar Vovô e o atual bicampeão Marcelo Bastos. Pedro Barros, Adam Taylor e o veterano Andy Macdonald também estão confirmados.

Ao todo, cerca de 30 esportistas devem participar da competição, entre eles os recém-promovidos à categoria profissional Ítalo Penarrúbia, Diego Bigode e Nilo Peçanha.

— Atletas de diversos países estarão aqui no Rio mostrando novas manobras. Ficamos sempre na expectativa de alguma grande novidade. E a nova geração pode ser considerada um diferencial, pois esses meninos cresceram assistindo aos ídolos e sonhando participar do evento. Agora, eles estão aqui! — enfatiza Marcia.

Por falar em novidades, além da rampa — a cada ano mais desafiadora para os competidores —, a edição 2012 contará com uma área interativa, com estandes e sessões de autógrafos com atletas famosos, além do Prêmio Oi, no qual os espectadores poderão votar no atleta revelação do evento.

Uma mostra fotográfica promete contar a história da competição e homenagear antigos campeões. Já as Clínicas de Vivência, uma ação em parceria com a Federação de Skateboard do Estado do Rio (Faserj), pretendem iniciar os amadores na modalidade vertical.

O evento conta com o patrocínio da Oi e da TNT e apoio da Secretaria estadual de Esportes e Lazer.

Fonte: O Globo online