Fred Lopes comenta 'buraco zagueiro' do gramado de São Januário

Quarta-feira, 07/03/2012 - 16:01

Alecsandro chegou ao jogo contra o Alianza Lima detendo a marca de dez gols em 11 partidas disputadas na temporada. Mas na última terça-feira enfrentou talvez seu melhor marcador em 2012. Não se tratou de um zagueiro peruano, mas um buraco localizado ao lado da marca do pênalti de uma das áreas de São Januário. Segundo o atacante, a imperfeição do gramado foi determinante para que ele desperdiçasse duas cobranças e passasse a noite em branco.

O gramado de São Januário foi totalmente reformado. As obras começaram em dezembro do ano passado e terminaram no fim de janeiro, após a instalação de um tipo de grama com qualidade certificada pela Fifa. No entanto, desde o início da temporada a equipe intensificou os treinamentos no local e, segundo o vice-presidente de patrimônio do clube, esse fato determinou o surgimento do “buraco-zagueiro”.

- Existe um acordo para que não ocorram treinos em São Januário em três dias da semana, exatamente para que haja tempo de recuperação. Por isso, o Vasco vinha treinando no Cefan (Centro de educação física da marinha), mas a grama de lá agora está em fase final de reformas. O gramado de São Januário é novo e ainda sente um desgaste maior porque o solo que serve como base ainda não está totalmente assentado. Com o número de treinos e locais mais forçados como a marca do pênalti, surgem buracos como aquele - explicou o dirigente.

A previsão é que na próxima semana o Vasco volte a treinar alguns dias no Cefan. De segunda a quarta-feira, por exemplo, o time estará em viagem ao Paraguai, local da partida contra o Libertad, pela Libertadores. Desde 5 de fevereiro de 2012, São Januário recebeu oito jogos oficiais, sendo que cinco do Vasco, um do Fluminense, um do Botafogo e a último nesta quarta, quando Boavista e América-MG se enfrentam pela Copa do Brasil.

- Nesse caso, os treinos específicos como os de pênalti e os dos goleiros são mais prejudiciais ao gramado do que os jogos. Nosso planejamento está mantido. Vamos dar o descanso necessário ao gramado e, com o assentamento do solo, ele ficará ainda melhor - ressaltou Fred Lopes.



Fonte: GloboEsporte.com