Abelairas deve ser apresentado à torcida em campo nesta quarta-feira

Quarta-feira, 29/02/2012 - 13:13

Nesta quarta-feira, a torcida do Vasco deve conhecer quem ainda faltava se apresentar de forma efetiva. Pela primeira vez relacionado, Matías Abelairas estará no banco de reservas na partida contra o Boncuscesso pela primeira rodada da Taça Rio. A possível estreia do meia despertará o interesse não somente daqueles que estiverem em São Januário, mas também na Argentina. Afinal, seus compatriotas desejam finalmente rever em campo um jogador que não disputa uma partida oficial desde 30 de abril de 2010.

Abelairas defendeu o River Plate pela última vez num jogo de campeonato na vitória por 2 a 1 sobre o Vélez Sarsfield há quase dois anos. Desde então o meio-campo canhoto passou a ser preterido pelos treinadores que estiveram no clube até sofrer uma grave lesão no joelho em agosto de 2010. Mesmo recuperado clinicamente, conviveu com outros problemas médicos e atuou apenas em jogos pela equipe reserva do River.

Em junho do ano passado, o contrato de Abelairas com o River Plate chegou ao fim. Sem acordo para a renovação e magoado com o tratamento recebido com o clube que o formou, o jogador foi embora, e em setembro tentou a sorte realizando testes no Glasgow Rangers, da Escócia. No entanto, não foi aprovado.

Na Argentina, existe a certeza de que se trata de um jogador talentoso. No entanto, aqueles que acompanharam o River Plate de perto colocam em dúvida as condições do meia aós tanto tempo de inatividade.

- Abelairas foi um jogador importante para o River na conquista do Campeonato Argentino de 2008, quando foi treinado por Diego Simeone. Aós a entrada de Néstor Gorosito, passou a não ter mais a confiança dos técnicos. Assim como tantos que estiveram no clube num momento difícil, ficou pelo caminho. Além disso, foi prejudicado pelas muitas lesões que enfrentou. De qualquer maneira, é um jogador de talento, que foi bem principalmente como atuou como segundo volante - observou a jornalista Veronica Drygailo, que faz a cobertura do River no diário esportivo argentino “Olé”.

Matías Abelairas foi anunciado oficialmente pelo Vasco em 10 de janeiro. Desde que se apresentou ainda durante a pré-temporada em Atibaia (SP), o argentino passou por um intenso trabalho de condicionamento físico e treina regularmente com bola em São Januário. Mesmo assim, o técnico Cristóvão Borges admite que ainda não pode fazer uma avaliação precisa do potencial do jogador, exatamente por causa do grande tempo de inatividade.

- O tempo sem disputar um jogo oficial é muito grande e pesa. Por isso, o Abelarias não pode ser tão cobrado agora. Nossa preparação até o momento foi para que ele ficasse o mais próximo possível da condição de jogo, mas sabemos que isso requer prática. Apenas dentro das partidas você consegue conhecer tudo sobre um atleta. Competição é muito diferente de um treino - explicou o treinador vascaíno.

Fonte: GloboEsporte.com