Cristóvão lembra dos desfalques e diz que o Vasco vai ficar mais forte

Quinta-feira, 23/02/2012 - 13:13

O grito de time da virada é entoado com orgulho pela torcida. E apesar de recentemente ter se reacostumado a vencer, o Vasco tem a certeza de que nas dificuldades se fortaleceu tanto quanto nos sucessos. Após vencer o segundo clássico do ano e novamente de virada, a equipe destacou o espírito de superação que a fez conquistar vitórias como a da última quarta-feira, quando se recuperou e venceu por 2 a 1 o Flamengo no Engenhão, garantindo vaga na final da Taça Guanabara.

O Vasco cita a partida contra o Nacional do Uruguai como um mal que veio para bem. A derrota por 2 a 1 em São Januário na estreia da Libertadores foi capaz de, segundo o técnico Cristóvão Borges, provocar algumas mudanças que representaram resultados unicamente positivos desde então.

- Aquela derrota serviu para aprendermos muitas lições, e tiramos proveito delas. Naquele momento tínhamos muitas dificuldades, e de antemão sabíamos que elas pesariam. O Nacional foi superior naquela partida e poderia nos ter goleado. Mas naquele dia já conseguimos reequilibrar o confronto e chegamos perto do empate - lembrou o treinador.

Para o atacante Alecsandro, a única derrota nos nove compromissos do Vasco em 2012 serviu, de certa forma, como impulso para triunfos importantes que vieram em seguida, como as vitórias de virada sobre Fluminense e Flamengo, ambas pelo estadual.

- Quando há uma dificuldade, é preciso acreditar na sua qualidade. A Libertadores nos ensinou isso. Mostramos inteligência e maturidade para virar os jogos. São partidas como aquela contra o Nacional que são divisores de água - observou.

Cristóvão Borges lembrou que as dificuldades que o Vasco enfrenta em 2012 não se resumiram ao que aconteceu em campo. O treinador destacou que desde o início da temporada a equipe convive com os desfalques de Eder Luis e Romulo, machucados, e na última semana passou a enfrentar a ausência de Bernardo, em litígio com o clube na Justiça.

- À medida que você consegue bons resultados, fica mais tranquilo planejar. Tivemos problemas desde a pré-temporada e precisamos acelerar o processo para contar com alguns jogadores novamente, como nos casos de Eduardo Costa, Felipe e Kim. Ainda faltam Eder Luis e Romulo, assim como Tenorio e Abelairas. Não demora muito e vou ter todos. Assim o Vasco vai ficar mais forte - analisou o técnico.

O equatoriano Carlos Tenorio e o argentino Matías Abelairas não foram inscritos a tempo de disputar a Taça Guanabara e, por isso, ficarão à disposição apenas a partir da próxima quinta-feira, dia em que o Vasco enfrenta o Bonsucesso pela primeira rodada da Taça Rio. Abelairas, entretanto, ainda carece de apurar a forma física.

Fonte: GloboEsporte.com