Duelo entre Dedé e Ronaldinho terá nova edição na semifinal da Taça GB

Terça-feira, 21/02/2012 - 10:28

No ano passado, na final da Taça Rio, um duelo chamou bastante atenção. Dedé, em grande fase, teria pela frente o astro Ronaldinho pela primeira vez. Vasco e Flamengo, porém, não saíram do zero e o jogo teve que ser decidido nas penalidades. Depois, outros dois duelos pelo Brasileirão colocaram o Mito e o Dentuço novamente frente a frente. Dois empates. É chegada a hora do desempate? Nesta quarta-feira tem mais um Clássico dos Milhões. Quem leva a melhor?

Desde que Dedé caiu nas graças da torcida, sendo considerado o melhor defensor em atividade no Brasil, os confrontos com grandes jogadores passaram a ser acompanhados com maior atenção. Chegou a levar a melhor contra joias como Neymar e Lucas no ano passado, pelo Brasileirão, com grande atuação e vitória vascaína.

Contra Ronaldinho, Dedé e a defesa vascaína em geral conseguiram se manter sólidos, sofrendo um gol nos três duelos do ano passado com o camisa 10 em campo – marcado por Renato. Mas ainda falta sair de campo com a vitória. No caso de Ronaldinho, falta brilhar não somente nos duelos contra Dedé. Falta ter uma atuação convincente nos jogos contra os arquirrivais cariocas. Para se ter uma ideia, o craque ainda não fez um gol sequer em clássicos.

Além de tudo o que envolve um Clássico dos Milhões, será praticamente inevitável vascaínos e flamenguistas não ficarem bem atentos quando Ronaldinho pegar a bola pela esquerda do ataque, com Dedé ali, pela frente. Vitória do craque rubro-negro ou do Mito da Colina?

Dedé volta após ser poupado

O zagueiro Dedé tem presença garantida no clássico contra o Flamengo, amanhã, pela semifinal da Taça Guanabara. O camisa 26 foi poupado da última rodada, contra o Boavista, por estar pendurado com dois cartões amarelos. Além disso, ele vinha se queixando de um incômodo no pé direito, por conta de um joanete. Mas já não sente mais dores no local.

O Mito terá a seu lado novamente Rodolfo. Assim como Dedé, ele ficou fora da última partida do Cruz-Maltino por também estar pendurado com dois cartões amarelos. Vale lembrar que, para essa fase, os cartões foram zerados.

Cristovão Borges ainda não divulgou o time titular que enfrentará o Flamengo. Ontem os jogadores realizaram uma atividade tática com campo reduzido, mas o comandante não deu pistas da equipe.

Além da dupla de zaga titular, Felipe e Juninho Pernambucano estarão à disposição do comandante vascaíno para amanhã. Eles também não enfrentaram o Boavista, mas foram poupados por conta da sequência de partidas neste início de temporada.

Quem Dedé já parou..

Loco encontro
Na Campeonato Carioca do ano passado, um duelo de gigantes entre Vasco e Botafogo. Dedé teria pela frente o atacante Loco Abreu. O Mito levou a melhor e o Vasco venceu.

Jóia santista
Pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2011, em São Januário, Dedé teve que parar ninguém menos do que Neymar, considerado o principal jogador brasileiro atualmente. O defensor teve grande atuação e ainda marcou um gol na vitória vascaína.

No Morumbi
Contra o São Paulo, Dedé também teve trabalho com Lucas, que atravessava um dos melhores momentos da carreira. O camisa 26 teve atuação de gala e parou o rival. Vitória do Cruz- Maltino no Morumbi.

Argentino
Outro duelo complicado para Dedé foi contra o argentino D'Alessandro, do Inter, também pelo Brasileirão do ano passado. O vascaíno, além de comandar a defesa, ajudou o time a vencer com um gol.

Clássicos de R10 pelo Flamengo

Estreia apagada
Ronaldinho Gaúcho fez seu primeiro clássico pelo Flamengo em fevereiro de 2011. O jogo contra o Botafogo valia uma vaga na final da Taça Guanabara. O Rubro-Negro acabou triunfando nos pênaltis. Ele não chegou a efetuar sua cobrança e a atuação durante os 90 minutos foi bem discreta.

Jogos fracos no Carioca
Depois, o camisa 10 chegou a disputar outros clássicos, ainda no Campeonato Carioca. Em todos, não conseguiu se destacar, deixando os holofotes para o então companheiro Thiago Neves e o goleiro Felipe.

Brasileirão sem gols
No Campeonato Brasileiro, Ronaldinho Gaúcho disputou quase todos os clássicos pelo Fla, exceto o do returno, diante do Fluminense. O craque, mais uma vez, decepcionou, com atuações no máximo medianas. Na partida contra o Botafogo, ainda no primeiro turno, ele chegou a ser substituído no fim da partida e teve que ouvir o descontentamento do torcedor rubro- negro. R10 acabou o ano de 2011 sem fazer um gol sequer em clássicos.




Fonte: Lance