TREM-BALA 100% ATROPELA O FLU E ESTÁ NA SEMIFINAL: 2 A 1

Domingo, 12/02/2012 - 21:31

O Vasco estava em crise, com salários atrasados, jogadores que se recusavam a concentrar e ainda sofreu uma derrota terrível em sua estreia na Taça Libertadores, mas fez careta para ela e deu a volta por cima no clássico com o Fluminense, conquistando uma vitória por 2 a 1, de virada, neste domingo, no Engenhão, com dois gols de Alecsandro. O resultado garantiu a vaga na semifinal da Taça Guanabara, com dois jogos ainda por disputar, e, de quebra, complicou a situação do rival.

A missão do Vasco, agora, será garantir a primeira colocação do Grupo B, no confronto com o Volta Redonda, quarta-feira, às 19h30, em São Januário. Com um empate, o time chegará a 16 pontos e não poderá ser alcançado por mais nenhum rival.

Já a situação do Fluminense, que não vence um clássico desde novembro de 2010, se complicou. Com apenas sete pontos, time precisará vencer o Americano, quarta-feira, às 22h (de Brasília), em Campos, para se manter na briga por uma vaga na semifinal da Taça Guanabara, sem Edinho e Fred, expulsos nos minutos finais do clássico. Se conseguir, ainda dependerá do Vasco no confronto com o Boavista na última rodada.

O JOGO

Os primeiros minutos de um clássico costumam de ser de estudos, principalmente o primeiro encontro de grandes rivais em uma temporada. Mas Vasco e Fluminense pareciam dispostos a mostrar rapidamente quem deveria se impor em campo. Com a superioridade dos ataques sobre as defesas, as finalizações surgiram rapidamente e sempre perigosas.

O Vasco acertou a primeira com menos de um minuto de jogo. Pedido da torcida, o meia Bernardo arriscou de longa distância e obrigou o goleiro Diego Cavalieri a espalmar, caindo no canto direito. O jogador entrou na vaga de Juninho, poupado pela comissão técnica, que também tirou Eduardo Costa para a entrada de Chaparro, tornando o time mais ofensivo.

Com a clara preocupação dos times em atacar, a expectativa de que um gol fosse marcado rapidamente crescia. No ataque seguinte ao chute de Bernardo, Thiago Neves deixou os torcedores de cabelo em pé com uma bola que passou muito perto da trave direita do goleiro Fernando Prass.

O Fluminense se animou e começou a ver o talento de seus meias despertar. Thiago Neves, predestinado a brilhar em clássicos, tabelou com Deco, recebeu dentro da área e deu um belo toque de esquerda no canto esquerdo de Fernando Prass, abrindo o placar aos seis minutos de jogo.

O gol deixou Thiago Neves ainda mais confiante, o que amentou o risco do Vasco no jogo. Com uma movimentação intensa do meia e os passes precisos de Deco, o Fluminense abriu espaços na defesa do Vasco e reclamou de um pênalti de Dedé em Fred, aos 18 minutos, não marcado pelo árbitro Antônio Frederico Schneider.

A pressão continuou sendo do Fluminense, que só não saiu para o intervalo com uma vantagem maior por causa de Fernando Prass. Num bom cruzamento de Fred, pelo lado direito, Thiago Neves não conseguiu cabecear, mas Deco dominou no peito e chutou forte para uma ótima defesa do goleiros do Vasco, aos 34 minutos.

Para tentar mudar o jogo e dar mais velocidade ao ataque do Vasco, o técnico Cristóvão Borges colocou William Barbio no lugar de Chaparro, recuando Diego Souza para o meio. O jovem atacante entreou em campo com vontade, aumentando o poder de marcação na saída de bola do Fluminense e criando mais opções no ataque.

Apesar da vontade de Barbio, a mudança não fez o Vasco pressionar o Fluminense, que também não fazia força para conseguir o segundo tempo. Mas, numa jogada isolada, Rodolfo lançou Fagner, que cruzou para Alecsandro se jogar e empatar o jogo, aos 14 minutos, comemorando com a careta tradicional de Lela, seu pai.

O empate do Vasco fez Abel reagir. O técnico do Fluminense colocou Wellington Nem, destaque nos primeiros jogos do Campeonato Carioca, no lugar de Rafael Sobis para dar mais movimentação ao ataque, que diminuiu claramente o ritmo no segundo tempo, e buscar o segundo gol.

Mas o Vasco cresceu no jogo e continuou pressionando o Fluminense em busca da virada no Engenhão. Numa jogada confusa na área, Diego Souza conseguiu chutar cruzado da linha de fundo para Alecsandro concluir e Diego Cavalieri fazer uma defesa sensacional, aos 22 minutos.

Ao perceber a queda de ritmo de seu time, Abel tirou Deco para a entrada de Wagner. De nada adiantou. Aos 32 minutos, em cobrança de escanteio de Bernardo, Alecsandro se antecipou e acertou uma bela cabeçada para virar o jogo e classificar o time para a semifinal da Taça Guanabara, marcando seu quinto gol na briga pela artilharia do Campeonato Carioca.

No fim do jogo, depois de uma série de lances confusos protagonizados pelo árbitro, os jogadores do Fluminense se perderam. Edinho e Fred foram expulsos e a torcida do Vasco tirou onda, gritando olé, vibrando com a troca de passes à espera do apito final em uam vitória de puro alívio.

GALERIA

Torcida do Vasco
Torcida do Vasco
Entrada do Vasco em campo
Entrada do Vasco em campo
Homenagem a Wendel
Homenagem a Wendel
Rodolfo
Rodolfo
Alecsandro
Alecsandro
Thiago Feltri
Thiago Feltri
Thiago Feltri e Dedé
Thiago Feltri e Dedé
Nilton e Fagner
Nilton e Fagner
Felipe
Felipe
Alecsandro
Alecsandro
Dedé
Dedé
Dedé
Dedé
Fagner
Fagner
Alecsandro
Alecsandro
Alecsandro
Alecsandro
Alecsandro
Alecsandro
Alecsandro
Alecsandro
Alecsandro
Alecsandro
Alecsandro
Alecsandro
Alecsandro
Alecsandro
Alecsandro
Alecsandro

VÍDEO

FICHA TÉCNICA

VASCO 2 X 1 FLUMINENSE

Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 12/2/2012 - 19h30 (Horário de verão)
Árbitro: Antonio Frederico de Carvalho Schneider
Assistentes: Rodrigo Pereira Joia e Rodrigo Figueiredo Henrique Correa
Renda e público: R$ 250.815,00 / 7.622 pagantes
Cartões amarelos: Diguinho, Bruno, Leandro Euzébio, Edinho, Carlinhos, Rafael Moura, Fred, Wellington Nem (FLU); Dedé, Felipe, Nilton (VAS)
Cartões vermelhos: Edinho 42'/2ºT e Fred 44'/2ºT (FLU);
Gols: Thiago Neves 6'/1ºT (0-1); Alecsandro 14'/2ºT (1-1), Alecsandro 33'/2ºT (2-1)

VASCO: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Rodolfo e Thiago Feltri; Nilton, Chaparro (Willian Barbio, intervalo), Felipe e Bernardo (Felipe Bastos, 43'/2ºT); Diego Souza (Eduardo Costa, 36'/2ºT) e Alecsandro - Técnico: Cristovão Borges.

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Bruno, Leandro Euzébio, Anderson e Carlinhos; Edinho, Diguinho (Rafael Moura, 34'/2ºT) , Deco (Wágner, 23'/2ºT), Thiago Neves e Rafael Sóbis (Wellington Nem, 18'/2ºT); Fred - Técnico: Abel Braga.

ESTATÍSTICAS


TROFÉU NETVASCO 2012

Dê suas notas agora!

Col.JogadorMédiaCol. no anoMédia no ano
Alecsandro9.1732*7.6544
Fagner8.5148*8.5650
Fernando Prass7.7806*7.3508
William Barbio7.6641*6.9819
Dedé7.4384*7.6680
Thiago Feltri7.2782*7.4431
Felipe7.0489*7.0885
Rodolfo6.9194*6.4675
Diego Souza6.6308*7.0708
10ºBernardo6.5803*6.8769
11ºNilton6.4618*6.1654
12ºEduardo Costa5.8840*5.6784
13ºChaparro5.5101*6.2783
14ºFellipe Bastos5.0522*5.1858

* = não classificado (menos de 10 jogos) | Total de votos: 1923 | Ranking 2012

Fonte: GloboEsporte.com (texto, vídeo), Lancenet (fotos, ficha), Fim de Jogo (fotos), O Globo online (fotos), UOL (fotos), IG (estatísticas)