Jonathan leva apenas advertência e está liberado para voltar ao time

Quinta-feira, 02/02/2012 - 18:00

Apesar de não ter tido sorte na estreia do Campeonato Carioca, o jovem atacante Jonathan, do Vasco, foi aliviado pelos auditores da Quarta Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD/RJ). Na tarde desta quinta-feira, dia 2 de fevereiro, o atleta recebeu uma partida de suspensão, já cumprida de forma automática, e ainda uma advertência, tudo por conta de sua expulsão diante do Americano.

Promovido da divisão de base do Vasco, Jonathan estava na primeira partida do Gigante da Colina no Estadual, no dia 22 de janeiro, e acabou expulso pelo árbitro de forma direta. De acordo com a súmula do jogo, o atacante "golpeou com a mão direita, atingindo a parte posterior do pescoço do adversário Márcio Loyola". O fato ocorreu com a bola fora de jogo, quando o jogador do Americano se preparava para cobrar um arremesso lateral em seu campo de ataque.

Diante do relato da súmula, Jonathan foi denunciado pela Procuradoria do TJD/RJ com base no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), por "praticar agressão física durante a partida, desferindo dolorosamente soco, cotovelada, cabeçada ou golpes similares em outrem". A pena para o jovem poderia ter sido de quatro a 12 partidas de suspensão.

Em sua defesa, a advogada Luciana Lopes apresentou prova de vídeo aos auditores mostrando o lance que provocou a expulsão do atacante. "A imagem está diferente do que foi relatado na súmula pelo árbitro da partida. Ele diz que o fato ocorreu com a bola fora de jogo. Mas foi visto que os dois estavam em disputa de bola. Foi apenas um revide, não uma agressão. O que houve foi um ato de hostilidade. Ele é primário e, por já ter cumprido a suspensão automática, peço a absolvição do atleta", defendeu a advogada.

Com a defesa da advogada, os auditores decidiram desclassificar a denúncia do atleta para o artigo 250 do CBJD, já que entenderam que o fato foi um "ato desleal ou hostil". Com pena que poderia ser de até três jogos de suspensão, Jonathan recebeu uma partida mais a advertência, de forma unânime.

Presente ao tribunal, Jonathan falou ao Justicadesportiva.com.br que estava tranquilo sobre seu julgamento e ficou aliviado com o resultado. "Esperava que desse tudo certo, já que era a primeira vez. Fique satisfeito", afirmou o atacante.

Agora, o jovem volta ao clube, onde se prepara para o próximo jogo do Vasco no Campeonato Carioca. No próximo domingo, dia 5, o Gigante da Colina recebe o Friburguense em São Januário, às 17h.

Fonte: Site Justiça Desportiva