Nilton não quer ser mais visto como 'caminhão desgovernado'

Quarta-feira, 18/01/2012 - 07:20

O semblante pode ser fechado, como manda o figurino de todo cabeça de área, e dentro de campo não faltam força e disposição. Por isso, fica difícil acreditar que Nilton seja diferente fora das quatro linhas. No entanto, quem o conhece sabe que a história é outra. Muito querido entre os companheiros, o volante busca forças em sua família para conseguir mudar de imagem perante os torcedores. Marido dedicado e pai coruja, o jogador não quer ser mais visto como um “caminhão desgovernado”, como ele mesmo se definiu.

Nilton ficou quase um ano parado por causa de uma lesão no joelho direito — ele rompeu o ligamento cruzado anterior. Tempo suficiente para pensar na vida e, principalmente, fazer uma análise de sua carreira como jogador de futebol.

“Refleti sobre muita coisa e também vi o que a maioria dos torcedores achavam de mim. Fiquei depressivo e escutei mais do que falei. Eles afirmavam que eu era um caminhão desgovernado em campo. Hoje não sou mais assim, estou mais experiente e mais calmo. Agora sei a hora de frear. Felizmente, pude contar com os conselhos da minha esposa e o nascimento da minha filha me ajudou a mudar”, explicou.

Para dar apoio ao volante, Karin, com quem ele é casado há dois anos, e Giovanna, que vai completar nove meses de idade, procuram estar o mais presente possível na vida do camisa 5. Tanto que, no último fim de semana, elas se hospedaram em Atibaia no mesmo hotel em que a delegação do Vasco está hospedada, para poderem aproveitar cada minuto de folga do jogador.

E o volante adorou a iniciativa. “Amo a minha esposa e sou abençoado pela família que tenho. Minha filha é o meu xodozinho e sou babão mesmo (risos)”, admitiu o pai coruja.

Jogador festeja chance entre os titulares

Com a cabeça no lugar, feliz e concentrado em ajudar o Vasco em um ano que promete por causa da Libertadores, Nilton sabe que 2012 tem tudo para ser o seu ano de redenção.

“Não adianta nada estar bem fisicamente e estar com um monte de problemas na cabeça. Minha família e meus companheiros de clube têm me dado a tranquilidade de que preciso para apresentar um bom futebol”, revelou Nilton, que terminou 2011 como titular e pretende seguir no time.

“Pelo que tem acontecido até agora, acho que vou continuar no time. Agradeço ao treinador a confiança depositada em mim. Prometo que vou sempre tentar melhorar para que consiga dar alegria aos torcedores”, afirmou.

Mesmo perdoado, jogador ainda se arrepende de falta em Caio

Na final da Taça Guanabara de 2010, o Vasco encarou o Botafogo em um clássico duríssimo e saiu perdendo por 1 a 0. Quando o time começava a reagir, Nilton perdeu o tempo de bola, a paciência e deu uma entrada duríssima no atacante Caio. Foi expulso, suspenso por seis jogos e contribuiu para a derrota por 2 a 0. O perdão do adversário veio depois, assim como o arrependimento. Ao falar sobre o seu atual momento, o camisa 5 fez questão de dizer que aprendeu com o erro.

“Tenho a noção de que, por causa da vontade de vencer em campo, às vezes passo dos limites. Até hoje me arrependo de uma entrada que dei no Caio em 2010. Fiz questão de pedir desculpas a ele. Por isso que eu acho que as coisas não acontecem por acaso”, disse Nilton, avaliando a última temporada.

“Embora tenha ficado fora por causa de lesão, 2011 foi um ano ganho. Sei que posso acrescentar ainda, pois aprendi muito”, assegurou o jogador.

Cuidados especiais para evitar novas lesões nesta temporada

Para não correr risco de ficar fora do time novamente por causa de lesão, Nilton mudou alguns hábitos fora de campo. O volante, que já sofreu três rupturas de ligamentos nos joelhos — uma no direito e duas no esquerdo — e já rompeu todos os ligamentos do tornozelo direito, tem feito de tudo para ficar a temporada inteira à disposição do técnico Cristóvão Borges.

De acordo com o volante, o Vasco vai precisar do maior número de atletas possível para encarar a desgastante temporada, que terá a o Campeonato Carioca, Copa Libertadores e o Brasileirão.

“Tenho de me cuidar, pois sou um atleta que, embora não tenha tantas lesões, teve alguns problemas graves na carreira. Procuro estar sempre 100%. Não sou de sair, me alimento bem, descanso e não saio da academia para reforçar a musculatura. Se Deus quiser, vou poder ter condições para encarar um ano tão importante para o Vasco”, afirmou.

Fonte: Marca Brasil