Dedé fala sobre projeção internacional ao fazer parte da Seleção

Terça-feira, 17/01/2012 - 13:37

Com prêmios individuais, título da Copa do Brasil e convocações para a Seleção Brasileira, Dedé terminou o ano passado consagrado nacionalmente. E a temporada de 2012 começou com seu nome citado no site da Fifa como um dos jovens a serem observados no mundo do futebol. Somado às especulações de interesse europeu, isso deve fazer deste o ano da projeção internacional do zagueiro.

Aos 23 anos, Dedé tornou-se ídolo do Vasco e ganhou o apelido de Mito. Fora do Brasil, ainda é um jogador a ser observado, mas desde já de talento reconhecido. O zagueiro costuma dizer que tudo vem acontecendo rápido em sua carreira e, por isso, não esconde a expectativa sobre os próximos passos que a fama internacional pode lhe proporcionar.

- Claro que penso nessa projeção, sim, e fico muito feliz com o que está acontecendo. Afinal, não sou de uma posição tão visada como são os atacantes. É muito gratificante para um zagueiro receber essa notícia de que está entre os melhores segundo a Fifa. Assim que cheguei à Seleção, achei que ninguém tinha noção do que eu fazia no futebol. Mas depois percebi que alguns jogadores de fora já me conheciam. Aí começou a cair a ficha, pois vi que algumas pessoas tinham uma visão diferente sobre mim e que, então, eu estava aparecendo para o mundo. Essa situação me faz sentir melhor e me dá confiança - destacou.

O Vasco começou a trabalhar a imagem de Dedé na onda da torcida, que o elevou à condição de ídolo à medida que seu futebol crescia de produção. Com a volta da equipe à Libertadores após 11 anos, a figura do zagueiro estará ainda mais difundida internacionalmente, mas o clube entende que o Mito já faz parte de um seleto grupo de atletas brasileiros.

- O clube não esperou o Dedé aparecer nessa lista para se movimentar ou para ter uma visão diferente em relação a ele. Desde o início o Vasco viu que o jogador tinha vários atributos que partiam da questão técnica. A Fifa só está reconhecendo um pouco depois dos vascaínos. Nós mantemos a crença de que, depois do Neymar, o Dedé é o próximo jogador a ser trabalhado pelas grandes empresas - explicou Marcos Blanco, diretor de marketing do Vasco.

Em agosto do ano passado, Dedé assinou contrato com a Mizuno, empresa de material esportivo. No segundo semestre de 2012, caberá a ele o papel de garoto-propaganda de um novo modelo de chuteiras a ser divulgado no Brasil, o que mostra o jogador com papel relevante no cenário comercial.

Mas Dedé lembra que esse ou qualquer tipo de projeção está diretamente relacionado ao seu desempenho em campo, seja com a camisa do Vasco ou da Seleção Brasileira. Por isso, garante estar totalmente concentrado em fazer desta temporada no mínimo igual à que passou.

- Foi um ano maravilhoso, mas o Dedé tem que correr e não pode vacilar. Do mesmo que a gente sobe, desce. Preciso trabalhar para ao menos manter a forma da última temporada - frisou.

Além de empresas e clubes, Dedé vem sendo observado de perto por jogadores. O equatoriano Carlos Tenorio, seu mais novo companheiro de Vasco, elogiou o desempenho do zagueiro que foi seu adversário no coletivo realizado na última segunda-feira, durante a pré-temporada da equipe em Atibaia (SP).

- Já vi o Dedé jogar e o respeito muito. Tenho certeza de que não vai ficar muito tempo no Vasco, pois muitos clubes da Europa o querem. É um bom cara, mas não vai ser o melhor sem a ajuda dos outros jogadores do time - afirmou o atacante de 32 anos, que disputou duas Copas do Mundo.

Fonte: GloboEsporte.com