Vascaíno, técnico de Chad Mendes trocou aviação pelo MMA

Sábado, 14/01/2012 - 21:27

Desafiante ao cinturão de José Aldo no UFC Rio, Chad Mendes nasceu na Califórnia e não fala português, mas tem uma ligação considerável com o Brasil. O motivo? O treinador do peso-pena é Fábio Prado, carioca da Ilha do Governador e mais conhecido pelo apelido de "Pateta". Há cinco anos, ele largou a profissão de controlador de voo em uma companhia aérea brasileira para tentar a vida no que realmente ama: o jiu-jítsu.

- Um amigo meu morava na Califórnia já há dez anos e me convidou. Eu trabalhava, mas nunca deixei de treinar. Quando cheguei, através do (Chuck) Liddell conheci o (Urijah) Faber, e ele me contratou para ficar no time dele. Tive a oportunidade e não larguei.

Aos 34 anos, hoje Pateta trabalha como treinador de jiu-jítsu e de MMA na equipe Team Alpha Male, que conta com cinco lutadores do UFC: Joseph Benavidez, TJ Dillashaw e Danny Castillo, além de Chad Mendes e Urijah Faber. Com Mendes a relação ficou mais próxima. Filho de pais portugueses - o sobrenome Mendes é português -, o lutador logo se interessou por uma das grandes paixões do técnico: o Vasco da Gama. Não é à toa que ele já vestiu a camisa do clube mais de uma vez e admitiu, inclusive, a possibilidade de levar a bandeira cruz-maltina ao octógono na noite deste sábado.

- A ideia (da camisa) foi totalmente minha. Sou vascaíno doente, desde moleque, e tenho que botar uma pilha nos meus alunos. Todo mundo vira vascaíno automaticamente. Tem que seguir o caminho do professor (risos). Eu que apresentei o Vasco para eles. Falo da cultura, de tudo, tento passar um pouco do nosso esporte para eles.

O patrocínio, no entanto, não se tornou oficial. Se Chad Mendes carregar a bandeira do Vasco, será uma pura homenagem à torcida e principalmente ao seu treinador. Segundo Pateta, a diretoria entrou em contato com eles, mas sem a intenção de fechar um compromisso mais forte:

- O pessoal de marketing ofereceu a parte de materiais. Mandou só material mesmo, e combinou com a gente de ver o treino. O problema é que está muito em cima da luta.

Vascaíno ou não, Chad Mendes é só elogios a Pateta, a quem chama de mentor. O lutador afirmou que teria passado por dificuldades no Brasil se não fosse o técnico:

- Fabio é um grande amigo meu. Conheço ele desde que me mudei de Sacramento, há três anos e meio. Ele é um grande mentor e um ótimo treinador. Para mim, tê-lo aqui no Brasil é muito importante. Não falo português, e ele conhece bastante gente aqui, então ele nos consegue comida, nos leva para os lugares de carro. É ótimo tê-lo como córner.

Chad Mendes encara José Aldo pelo tíulo dos penas na madrugada de sábado para domingo. A TV Globo e o canal Combate transmitem ao vivo, e o SPORTV.COM acompanha tudo em Tempo Real. O evento contará ainda com o duelo entre Vitor Belfort e o também americano Anthony Johnson, pelos pesos-médios.




Fonte: Sportv.com