Tamanho da letra:
|

Juniores: Romarinho quer fazer uma boa Copa SP para agradar o pai


Domingo, 01/01/2012 - 14:40

Em fevereiro de 2011, Romarinho virou notícia. O filho do tetracampeão mundial e atual deputado federal pelo PSB, em entrevista ao jornal O Dia, se disse matador nas baladas. Afirmou que, em show do Exaltasamba na noite anterior, havia beijado oito garotas. Neste novo ano, o atacante dos juniores do Vasco espera ser notícia de outra maneira. Estará presente na próxima Copa São Paulo, o primeiro grande torneio de sua vida, aos 18 anos.

"Estou ansioso demais. Todos jogadores sonham com esse campeonato, por isso tenho treinado todo dia. Queremos fazer um excelente torneio", conta Romarinho em entrevista ao Terra. Ele disputa a titularidade com o também atacante Yago, nos treinos finais para a Copa São Paulo, e faz um estilo diferente do pai, rei da grande área. Seu forte é atuar pelos lados do campo, o que costuma gerar reações exaltadas de Romário.

"Ele quer que eu faça gol de qualquer jeito, não para de pedir, fala pra caramba", conta ele, filho do primeiro casamento de Romário, com Mônica Santoro. "Quando estou perto dele, de jeito nenhum posso perder gol", acrescenta Romarinho. No último Campeonato Carioca de Juniores, ele foi às redes em sete ocasiões nos 21 jogos disputados.

Acostumado a ouvir perguntas sobre o pai desde cedo, ele vê prós e contras em ser filho de Romário. "Pelo futebol, isso é bom. Tenho muito orgulho dele, de toda a história, de tudo o que ganhou", reverencia. "Mas eu sofro muita pressão por ser filho dele. Já me acostumei, porque sofri e vou sofer mais daqui pra frente", compara. Para ele, o zagueiro Luan Teixeira e o meia Guilherme são os destaques do time.

Cada dia mais ligado ao futebol, Romarinho vê sua vida tomar rumos diferentes do pai que sequer conseguiu conversar com o filho sobre sua primeira Copa São Paulo. "Ainda não falamos, estava na expectativa. Ele tem viajado muito, é complicado", disse, na última quinta-feira, sobre a distância com o deputado federal de postura radical contra Ricardo Teixeira e a Fifa.

"Não entendo muito bem de política. Mas pelo que escuto, ele tem sido exemplar, está indo muito bem lá em Brasília", analisa Romarinho, que em 2012 será obrigado a votar pela primeira vez. O pai, aliás, corre por fora por uma indicação para concorrer à Prefeitura do Rio de Janeiro. A tendência, entretanto, é que o PSB apoie a candidatura de Eduardo Paes à reeleição.

O filho, por sua vez, trabalha para mudar a imagem de mulherengo, famosa em seu pai por três casamentos e relacionamento extraconjugal com a atriz Edna Velho. Romarinho, que afirmou ter beijado oito mulheres em um show do Exaltasamba, agora adota a cautela. "Aquilo foi uma brincadeira. Sou mais tranquilo que ele, foco nos treinos", diz na contramão do pai, inimigo declarado de treinamentos e goleador implacável. Uma herança que o atacante da base vascaína, essa sim, pretende herdar de Romário.

O Vasco está no Grupo O da Copa São Paulo 2012 e faz sua estreia na próxima quinta-feira contra o São Francisco-BA. Taubaté, time da cidade sede, completa a chave com o Remo-PA. O Vasco foi campeão do torneio em 1992 e tinha nomes que chegaram ao profissional como o goleiro Caetano, o lateral Pimentel, os zagueiros Tinho e Alex Pinho, o volante Leandro Ávila e o centroavante Valdir Bigode.

Copa SP no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, mostra ao vivo e em vídeo a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2012. A partir do dia 4, o portal fará cobertura completa do principal torneio brasileiro de futebol de base, com transmissões de jogos e programas especiais sobre a competição. Os internautas poderão acompanhar até quatro partidas ao vivo por dia, inclusive com jogos simultâneos. O usuário também terá à disposição, no formato on demand, os gols de todos os jogos fornecidos pelo pool de emissoras que cobrem o evento.

A "Copinha", apelido dado à competição, é considerada uma das maiores reveladoras de talentos do futebol brasileiro. Craques como Falcão, Kaká, Raí, Toninho Cerezo, Robinho, Rogério Ceni e Neymar, entre outros, disputaram o torneio, que é organizado pela Federação Paulista de Futebol desde 1987 e chega à 43ª edição em 2012.

Fonte: Terra