Tamanho da letra:
|

Juniores: Galdino comenta expectativa para a Copa São Paulo


Quarta-feira, 28/12/2011 - 06:23

No inicio do ano será realizada, em São Paulo, a primeira grande competição do ano: a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Repleta de jovens que colocarão em campo seus sonhos de se tornarem estrelas do futebol nacional e levar delírio a milhares de torcedores apaixonados por futebol.

Em uma série reportagens especiais realizadas com os quatro técnicos, dos times cariocas que estarão na competição, o FutRio entrevistou o técnico Galdino, do Vasco da Gama, que contou após o jogo treino realizado contra o time de juniores do Nova Iguaçu, no centro de treinamento da Laranja Mecânica da Baixada, como está sendo a preparação do clube para a competição.

FutRio: Como é trabalhar com a garotada da base? É difícil controlar os ânimos do grupo?

Galdino: É muito importante e gratificante, pois temos a obrigação não só de preparar o jogador, mas também o homem. Muitos deles veem mais a gente do que o próprio pai e mãe. Além disso, aqui no Vasco contamos com o auxílio de psicólogos e toda uma estrutura de profissionais por trás que nos auxilia no dia a dia com os garotos.

FutRio: Como esta sendo feita a preparação do time para a Taça São Paulo?

Galdino: A preparação tem sido intensa neste final de ano. E neste jogo contra o Nova Iguaçu procuramos encorpar e dar ritmo ao grupo buscando um bom resultado na Copa São Paulo.

FutRio: Qual é o pensamento principal para a Copinha? De revelar jogadores para o profissional ou de ganhar o Torneio?

Galdino: Sendo os dois melhor ainda. Quem não quer ser campeão, não é?! Eu e esse grupo queremos, mas o principal é fazer um bom campeonato representando bem o clube.

FutRio: Na sua opinião, qual será a maior dificuldade encontrada na competição?

Galdino: A ansiedade é que pode complicar mais. Porque a visibilidade é muito grande, com jogos televisionados, rádio, imprensa e a maioria dos jogadores não esta acostumada a isso. Isso tudo atrapalha e muito os garotos. Esse deve ser a nossa maior dificuldade.

FutRio: Quem são os jogadores do Vasco que podem brilhar na competição?

Galdino: Eu coloco muita fé nesse grupo todo do Vasco e acredito que ele possa dar muitas alegrias ao seu torcedor. O clube possui uma história de revelar de bons jogadores, como: Edmundo, que foi campeão e ídolo do clube, Felipe e Pedrinho. E mais recentemente temos o Tiago, que foi campeão sub-17. A base toda do Vasco é muito forte. Eu aposto como destaques para a Copa São Paulo no Jhon Cley (meia de 17 anos), no Luan (zagueiro de 18 anos), na nossa dupla de ataque e no próprio Tiago que pretendo leva-lo para a competição.

FutRio: Você acredita que o bom momento vivido pelo time profissional possa vir a contagiar os garotos? O sucesso do trem bala pode se repetir na Taça São Paulo e no restante do ano?

Galdino: Com certeza. Sempre que pode os jogadores do time de profissional dão palestras, instruindo e compartilhando experiências com o nosso grupo. Já tivemos o Juninho que veio falar com os garotos, o Diego Souza, o Felipe, sempre que dá um jogador do profissional fala com eles. Isso é muito bom porque eles passam a ter um conhecimento maior do futebol.

FutRio: O estilo de jogo imposto pelo Barcelona na vitória sobre o Santos seria uma virtude a ser empregada pelos clubes brasileiros?

Galdino: Claro. Tudo que é bom merece ser copiado. Aqui mesmo eu faço isso. Peço ao meu time para marcar sob pressão no nosso campo de ataque. Não deixando o adversário respirar. Outra coisa que peço bastante aos meus atletas é que tenham o domínio da possa de bola, pois tendo a posse da bola você se desgasta menos e obriga o adversário a correr atrás de você.

Fonte: FutRio