Tamanho da letra:
|

Há 29 anos, Vasco vencia o Estadual em final contra Urubu


Segunda-feira, 05/12/2011 - 19:17

Com uma equipe modesta, porém raçuda, o Vascão conquistava há 29 anos o Campeonato Carioca sobre o seu rival Flamengo, que era apontado como favorito por ser o atual campeão do estadual e da Copa Intercontinental de Clubes Euro-América. O gol do título foi marcado por Marquinho.

O regulamento da competição foi modificado pela Federação do Rio de Janeiro em 1982, retornando à fórmula de dois turnos, Taça Guanabara e a recém-criada Taça Rio. Porém, o novo formato ainda trouxera mais uma novidade; a possibilidade da classificação de uma terceira equipe.

Isso ocorreria caso um time somasse mais pontos que os campeões dos turnos, acarretando um triangular final. Foi com esse critério que o Cruz-Maltino conseguiu a sua classificação, pois na Taça Guanabara, empatou com o Flamengo e acabou perdendo o jogo extra, enquanto que na Taça Rio o título ficou com o América. Na soma dos dois turnos, o Gigante da Colina ultrapassou os dois campeões.

O ainda jovem treinador Antônio Lopes decidiu às vésperas do triangular final fazer cinco alterações, mesclando experiência com a juventude. O goleiro Acácio, revelação que já havia brilhado em uma partida contra o Flamengo ainda pelo Serrano, entrou no lugar de Mazáropi, o jovem Nei deu lugar ao experiente Ivan, Galvão entrou no lugar de Rosemiro, Ernâni no de Geovani e a troca do veterano Palhinha pelo novato Jérson.

As alterações surtiram efeito e os jogadores foram para cima do América na primeira partida e conseguiram a vitória por 1 a 0 e viram de casa o Flamengo acabar com qualquer chance de título do Mequinha.

Com isso, no dia cinco de dezembro de 1982, Vasco e Flamengo entravam em campo para decidir o Campeonato Carioca. Poucos acreditavam em uma vitória vascaína, pois o rival contava com três titulares da Seleção Brasileira na Copa do Mundo daquele ano – Leonardo, Júnior e Zico - e dos títulos Carioca de 1981 e a Copa Intercontinental.

As duas equipes alternaram boas oportunidades de gols na primeira etapa, como a falta forte cobrada por Dinamite que Raul conseguiu espalmar para fora. Logo no início do segundo tempo, Pedrinho Gaúcho cobrou escanteio fechado e Marquinho, que entrou no intervalo, raspou de cabeça, abrindo o placar para o Gigante da Colina.

O Flamengo ainda teve duas oportunidades de empatar a partida com Zico, mas esbarrou na grande atuação do jovem goleiro Acácio. O Vascão ainda acertou duas bolas na trave. Uma em falta cobrada por Roberto Dinamite e a outra em um contra-ataque rápido com Marquinho. Júnior, do Flamengo, foi expulso na etapa e o Cruz-Maltino só administrou o resultando, sagrando-se campeão Carioca com a torcida vascaína explodindo de felicidade no Maracanã.


Time do Vasco perfilado antes da partida decisiva: Em pé, da esq. p/ dir.: Galvão, Serginho, Celso, Ivan, Pedrinho, Acácio e o técnico Antônio Lopes; Agachados: Pedrinho Gaúcho, Ernâni, Dudu, Roberto Dinamite e Jérson.


Fonte: Site oficial do Vasco