Tamanho da letra:
|

Dedé bate recordes de gols como zagueiro-artilheiro


Sexta-feira, 18/11/2011 - 13:26

Os quatro gols nos últimos três jogos, a regularidade apresentada ao longo de toda a temporada, além de partidas memoráveis, serviram para levantar, a nível nacional, uma questão que os vascaínos já vêm debatendo: Dedé é o craque do Campeonato Brasileiro de 2011?

Dentre os zagueiros, parece que o caso já virou uma barbada. De acordo com as notas dadas pelo LANCE! na competição (ver na peça abaixo), o Mito da Colina lidera com uma nota média de 6,3. Ao que parece, a cada rodada as discussões ganham um patamar acima, e o defensor passa a ver seu nome comparado a outros jogadores, de renome, que tiveram algum momento de brilho na competição, como Ronaldinho Gaúcho e Neymar.

Caso vença esta disputa, o vascaíno será o primeiro zagueiro eleito o craque do Brasileirão. A premiação, que teve início em 2005, coroou, até o momento, o atacante Tevez (2005), o goleiro Rogério Ceni (2006 e 2007), o volante Hernanes (2008), o apoiador Diego Souza (2009) - hoje noVasco - e o também apoiador Conca (2010).

Os números, cada vez mais, o tornam um candidato de respeito. E, se antes seu destaque era pela marcação e os desarmes, agora vem surpreendendo também na frente. Já é o zagueiro que mais fez gols na competição e é o terceiro artilheiro do Vasco com os seis anotados (foram 12 na temporada).

Sem vaidades, ele curte a fase com os pés no chão.

- Fico feliz por tudo o que está acontecendo e o que estou passando. É um momento bom. Passei por momentos difíceis no Vasco mas, hoje, graças a Deus, as coisas vêm andando e fluindo - comemorou o Mito, enquanto tentava deixar o aeroporto - no melhor estilo popstar - cercado de jornalistas, seguranças e fãs enlouquecidos por uma foto e um autógrafo.

Recordes pelo Vasco

Com os 12 gols anotados no ano, Dedé já é o zagueiro que mais marcou em apenas uma temporada em toda a História do Vasco. Antes dele, Brito, em 1967, havia balançado as redes sete vezes.

Considerando somente os feitos no Brasileiro, ele também já é o maior artilheiro do Vasco em uma única edição do torneio, com seis.

Somando todas as edições disputadas com a camisa cruz-maltina, ele está empatado na liderança com Henrique (que atuou no clube entre 1998 e 2004), ambos com sete. Logo atrás vem Mauro Galvão, com seis (entre 1997 e 1999).

O defensor, no entanto, está um pouco longe de bater outra marca: a de maior zagueiro artilheiro do Brasileirão em uma só edição: os recordistas são Juninho e Chicão, que marcaram 10 vezes em 2007.

Animado com a fase ofensiva, ele espera guardar mais um na sua conta para homenagear a namorada Patricia, que fará aniversário justamente amanhã, na data do jogo contra o Avaí:

- Se Deus quiser... - desejou.

Trajetória de Dedé no Vasco temporada a temporada

2009

Dedé foi contratado após o Carioca de 2009, mas não chegou a ter muitas chances no time de Dorival Júnior. Atuou em cinco jogos e não marcou.

2010

No ano seguinte, não começou como titular, mas foi ganhando a vaga aos poucos e terminou o ano como o melhor zagueiro do Campeonato Brasileiro.

2011

O ano iniciou com Dedé tendo status de Mito e peça fundamental no time. Tem sido primordial à equipe cruz-maltina e decisivo em algumas partidas.

Fonte: Lance