Tamanho da letra:
|

Vasco x Botafogo inícia 'mata-mata' carioca da reta final do Brasileiro


Domingo, 13/11/2011 - 11:52

Há muitos anos o futebol carioca não chegava com seus quatro grandes clubes disputando o título brasileiro na reta final. Com todos na briga, os clássicos serão decisivos para manter vivo o sonho de levantar a taça. Neste domingo, às 19h (de Brasília), Vasco e Botafogo fazem o primeiro de uma série de quatro confrontos regionais que vão movimentar a cidade. Os outros serão Vasco x Fluminense, Fluminense x Botafogo, e ainda Flamengo e Vasco, sendo os dois últimos na derradeira rodada do campeonato.

Atualmente, o Vasco é o vice-líder do Brasileiro com 58 pontos atrás apenas do Corinthians, que tem a mesma pontuação, mas ocupa o topo da tabela por ter uma vitória a mais. O Botafogo está em quinto, exatamente três pontos atrás do rival carioca. Ou seja, pelo lado vascaíno, a vitória serve para praticamente tirar o rival da briga assim como pelo lado botafoguense um triunfo serviria para se manter vivo na disputa.

O momento de ambos é distinto. O Vasco estava em baixa após dois resultados ruins, mas renovou o ânimo após uma inédita classificação para a semifinal da Copa Sul-Americana, ao vencer o Universitario por 5 a 2 em jogo dramático. Já o Botafogo tenta se recuperar após a inesperada derrota para o Figueirense diante de sua torcida, no Engenhão.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O Premiere 6 transmite o jogo para todo o Brasil através do sistema pay-per-view.

AS ESCALAÇÕES

Vasco: o técnico Cristóvão Borges terá apenas o desfalque de Eduardo Costa, que continua lesionado. De resto, o comandante terá força máxima, com os retornos de Jumar e Felipe. A escalação não foi divulgada, mas a tendência é que ambos sejam escalados entre os titulares. Com isso, o Vasco vai a campo com Fernando Prass, Fagner, Dedé, Renato Silva e Jumar; Romulo, Juninho Pernambucano (Nilton), Felipe e Diego Souza; Eder Luis e Elton.

Botafogo: depois de barrar Herrera na derrota por 1 a 0 para o Figueirense, na rodada passada, o técnico Caio Júnior voltará a usar o esquema que tem funcionado melhor, com suas peças principais à disposição para enfrentar o Vasco. Elkeson, Marcelo Mattos e Herrera perderam treinamentos durante a semana, mas devem estar em campo. A expectativa fica com relação à chegada de Loco Abreu, que defendeu a seleção do Uruguai na sexta-feira, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014. A escalação está praticamente confirmada com: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Elkeson e Maicosuel; Herrera e Loco Abreu.

QUEM ESTÁ FORA

Vasco: Eduardo Costa segue se recuperando de lesão no músculo adutor da coxa esquerda. Não há ninguém suspenso.

Botafogo: o técnico Caio Júnior não terá desfalques por suspensão ou lesão contra o Vasco.

PENDURADOS

Vasco: Allan, Eder Luis, Julinho e Juninho Pernambucano.

Botafogo: Bruno Tiago, Caio, Léo, Somália e Thiago Galhardo.

O ÁRBITRO

Antônio Carvalho Schneider (RJ) apita a partida, auxiliado por Rodrigo Pereira Joia (Fifa/RJ) e Rodrigo Henrique Correa (RJ). Ao todo, Schneider participou de seis jogos, aplicou 51 cartões amarelos (média de 8,5) e cinco vermelhos (média de 0,8), marcou 267 faltas (média de 44,5) e um pênalti no Campeonato Brasileiro, que registra média de 5,1 amarelos, 0,3 vermelhos e 35,3 faltas. Destes amarelos, 20 foram para mandantes e 31 para visitantes. Ele ainda não apitou jogos de Botafogo ou Vasco na Série A deste ano.

FIQUE DE OLHO

Vasco: Felipe volta ao time após se recuperar de dores musculares na coxa esquerda. Ele foi vetado dias antes do último jogo, contra o Santos, mas está pronto para entrar em campo. Deve alternar seu posicionamento, como nas partidas diante do Bahia e do Atlético-PR, quando flutuou da lateral esquerda para o meio-campo, trocando de lugar com Jumar.

Botafogo: com um longo jejum de gols na bagagem, Elkeson mostrou estar disposto a quebrar a série de jogos no clássico com o Vasco. O último aconteceu na vitória por 2 a 1 sobre o Fluminense, no dia 27 de agosto. Apesar de iniciar a semana com uma tendinite no joelho direito, ele estará em campo neste domingo.

O QUE ELES DISSERAM

Cristóvão Borges, técnico do Vasco: “Esse é o tipo de jogo que todos gostam de disputar. Jogar um clássico do futebol brasileiro é legal, mas nada se compara aos regionais. A atmosfera da cidade muda, e nós precisamos dessa vitória. Vamos enfrentar um adversário que também está na briga, com grandes jogadores e que fará de tudo para vencer. Mas retomamos nossa confiança após a classificação na Sul-Americana e vamos em busca dessa importante vitória”.

Antônio Carlos, zagueiro do Botafogo: “Não tinha feito gol em clássicos antes daquele na goleada por 4 a 0 sobre o Vasco no primeiro turno. Por isso, a importância da jogada de bola parada é grande. Pode decidir o jogo. Vamos encarar um confronto aberto, no qual o empate não é bom para ninguém".

NÚMEROS E CURIOSIDADES

* Vasco e Botafogo se enfrentaram apenas seis vezes no Engenhão, com duas vitórias do Vasco, três empates e uma vitória do Botafogo, justamente no primeiro turno.

* Os últimos cinco jogos entre Botafogo e Vasco por Campeonatos Brasileiros contabilizam uma vitória do time alvinegro e quatro empates.

ÚLTIMO CONFRONTO

No jogo do primeiro turno do Brasileirão, no dia 7 de agosto, no Engenhão, o Botafogo aplicou uma goleada sobre o Vasco: 4 a 0. Antônio Carlos, Herrera e Loco Abreu (duas vezes) foram os autores dos gols do jogo. Mesmo sem ter marcado, o lateral Cortês foi o melhor jogador em campo. A derrota quebrou a invencibilidade do time da Colina, que durava seis jogos.

Fonte: GloboEsporte.com