Veja o retrospecto do Vasco em clássicos sem e com Ramón Díaz como treinador
Segunda-feira, 19/02/2024 - 16:20
Não é segredo para ninguém que quando o assunto é clássico Ramón Díaz entra com sangue nos olhos. Foi desta forma durante sua carreira como jogador e como treinador. O retrospecto contra rivais por onde passou é positivo. E assim também está sendo no Vasco.

O clube saiu invicto dos jogos contra os três rivais na primeira fase do Campeonato Carioca. No último domingo, o Vasco superou o Botafogo por 4 a 2, pela nona rodada da Taça Guanabara.

Desde que chegou ao Vasco, em julho do ano passado, Ramón Díaz comandou o time em seis clássicos, com três vitórias, dois empates e uma derrota - aproveitamento de 61,1%. Foram nove gols marcados e cinco sofridos.

Os seis clássicos de Ramón Díaz no Vasco:

  • Vasco 4x2 Fluminense - Nilton Santos - 23ª rodada do Brasileirão 2023

  • Flamengo 1x0 Vasco - Maracanã - 28ª rodada do Brasileirão 2023

  • Vasco 1x0 Botafogo - São Januário - 32ª rodada do Brasileirão 2023

  • Vasco 0x0 Flamengo - Maracanã - 6ª rodada do Campeonato Carioca 2024

  • Fluminense 0x0 Vasco - Maracanã - 8ª rodada do Campeonato Carioca 2024

  • Botafogo 2x4 Vasco - Nilton Santos - 9ª rodada do Campeonato Carioca 2024


A título de comparação, nos seis clássicos anteriores a Ramón Díaz, o Vasco somou uma vitória, um empate e quatro derrotas - aproveitamento de 22,2%. Foram seis gols marcados e 13 sofridos.

Os seis clássicos do Vasco antes de Ramón Díaz:

  • Flamengo 0x1 Vasco - Maracanã - Taça Guanabara 2023

  • Flamengo 3x2 Vasco - Maracanã - semifinal do Carioca 2023

  • Vasco 1x3 Flamengo - Maracanã - semifinal do Carioca 2023

  • Fluminense 1x1 Vasco - Maracanã - 4ª rodada do Brasileirão 2023

  • Vasco 1x4 Flamengo - Maracanã - 9ª rodada do Brasileirão 2023

  • Botafogo 2x0 Vasco - Nilton Santos - 13ª rodada do Brasileirão 2023


Antes, no ano passado, o Vasco havia perdido para o Fluminense e vencido o Botafogo, pela Taça Guanabara. Em 2022, o time perdeu todos os clássicos que disputou. A última vez em que o clube havia terminado a primeira fase do Carioca sem perder para os rivais foi em 2021, quando venceu o Flamengo e empatou com Bota e Flu.

A mudança de postura nos clássicos vai além dos resultados. O Vasco de Ramón foi competitivo em todos os seis jogos contra os rivais e, mesmo quando perdeu para o Flamengo, no Brasileirão 2023, mereceu um resultado melhor. Fruto de um trabalho que passa pela mentalidade e experiência da comissão técnica nesse tipo de confronto.

- Clássico é vida ou morte. Pode não jogar tão bem, mas sabe que tem que lutar. Viemos de uma escola de River x Boca, onde perde e morre. Essa mentalidade que o grupo está adquirindo - destacou Emiliano Díaz após a vitória sobre o Botafogo.

O próximo clássico ainda não tem data para acontecer. Com a vitória sobre o Botafogo, o Vasco voltou ao G-4 e depende apenas de si para avançar às semifinais do Carioca, onde poderá enfrentar um rival. Na reta final da Taça Guanabara, o time vai jogar contra Volta Redonda, no próximo sábado, e Portuguesa, no dia 3 de março.

Fonte: ge