Judô: Luana Carvalho cai na 2ª rodada no Grand Slam de Paris
Segunda-feira, 05/02/2024 - 16:07
O Brasil bateu na trave, de novo, no segundo dia do Grand Slam de Paris e a busca pela primeira medalha ficou para os mais pesados, que lutarão neste domingo, 04, na capital francesa. A boa notícia ficou por conta do desempenho dos jovens judocas brasileiros da seleção júnior que não se intimidaram com a grandeza do evento, bateram de frente com adversários melhores ranqueados e garantiram pontos no ranking mundial.

Destaque para meio-médio Nauana Silva (63kg), de 20 anos, que ficou em sétimo lugar ao cair na repescagem para a britânica Lucy Renshall, número 4 do mundo, que conquistou um dos bronzes da categoria.

Em sua primeira participação em Paris, Nauana estreou com ippon sobre Enkh-Orgil Tsegmid, da Mongólia, e bateu a italiana Agnese Zucco, por waza-ari. Nas oitavas, a brasileira imobilizou Prisca Awiti Alcaraz, do México, número 12 do mundo, por dez segundos e garantiu um waza-ari, controlando a vantagem até o fim para chegar à decisão da chave.

Nas quartas, encarou a japonesa Kirari Yamaguchi e levou a pior nas punições. Sofreu duas logo no início da luta por pegada irregular e por um falso ataque. Mas, encontrou um caminho para a melhor pegada e impôs uma sequência de ataques válidos, forçando duas punições por passividade à japonesa. Porém, no ímpeto de forçar a 3ª punição, acabou entrando sem muito controle da técnica e levou uma punição por ataque falso.

Na repescagem, ao tentar uma entrada, Nauana acabou ficando exposta ao forte jogo de chão da britânica, que encaixou a imobilização e venceu o combate.

Assim como ela, Vinícius Ardina (73kg) e Gabriel Falcão (73kg), ambos de 20 anos, também andaram nas chaves e conquistaram alguns pontos.

Ardina estreou com ipponzaço sobre Haozheng Chen, de Macao, levantando o público da Arena de Bercy. Na 2ª rodada anotou mais um ippon Petru Pelivan, da Romênia, eliminando o cabeça de chave, número 8 do mundo.

Nas oitavas, Ardina enfrentou Dardan Cena, do Kosovo, e começou melhor, forçando uma punição por falta de combatividade. Em seguida, ambos foram punidos pelo mesmo motivo e o brasileiro seguiu buscando mais as entradas. Porém, acabou levando duas punições por ataques falsos e não avançou às quartas.

Falcão, que lutou na mesma categoria de Ardina, estreou com vitória por waza-ari sobre o experiente Guillaume Chaine, da França, e ainda bateu o saudita Abdullah Hamad, por imobilização.

Nas oitavas, Falcão encarou Giorgi Chikhelidze, da Geórgia, e abriu um waza-ari de vantagem com uma ótima projeção. Porém, acabou sendo projetado pelo adversário e perdeu por ippon. Chikhelidze foi até a final e terminou com a prata, perdendo apenas para o japonês Tatsuki Ishihara.

Já Ellen Froner (70kg), Luana Carvalho (70kg) e Guilherme Schimidt (81kg) venceram suas primeiras lutas, mas caíram na segunda rodada. Ketleyn Quadros (63kg) pegou a vice-campeã do mundo, Andreja Leski, da Eslovênia, logo na primeira luta e não passou pela adversária.

O Grand Slam de Paris dá até 1000 pontos no ranking olímpico classificatório para Paris 2024. No domingo, último dia de disputas, o Brasil terá Karol Gimenes (78kg), Rafael Macedo (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg), Rafael Buzacarini (100kg) e Rafael Silva "Baby" (+100kg).

Fonte: CBJ