Judô: Luana Carvalho fala sobre homenagem no Prêmio Melhores do Ano 2023
Quarta-feira, 13/12/2023 - 11:40
Uma manhã de muita celebração. Além do Prêmio de Melhores do Ano, a Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) realizou também no último domingo, 10, a Cerimônia de Entrega de Faixas 2023. A Cerimônia foi marcada pela valorização dos verdadeiros faixas pretas, aqueles se dedicam na aquisição do conhecimento e evolução constante; da participação feminina, com a presença de Ana Cristina Morais de Oliveira, membra da direção pedagógica, na mesa diretora, e uma homenagem ao Sensei Paulo Vicente. O Sensei Marco Aurélio, coordenador da Comissão de Graus da FJERJ, realizou um discurso relatando os feitos do mestre que nos deixou recentemente, a família recebeu um buque de rosas brancas e foi respeitado um minuto de silencio em respeito à memória dele.

A valorização dos faixas pretas foi feita através da exibição da campanha promovida pela FJERJ que tem como mote o incentivo para que pais e mães que queiram iniciar seus filhos no judô procurem academias e professores filiados à Federação e à Confederação Brasileira de Judô, o que confere um selo de qualidade ao ensino da modalidade. Além disso, é o único caminho oficial para aqueles que pretendem seguir a carreira como atleta de alto rendimento.

"Temos uma campanha falando da importância da certificação do faixa preta por conta de percalços, denúncias que recebemos. Outras modalidades têm nos procurado pra saber como fazemos o processo, que é um exemplo para a comunidade esportiva. Quero dar os parabéns a todos que estão aqui, um grupo que busca qualificação, busca a excelência, busca seguir aprendendo mais e mais sobre o judô", contou Jucinei.

O coordenador da Comissão de Graus, Sensei Marco Aurélio Gama, fez questão de destacar a presença de Ana Cristina, umas das poucas kodanshas em atividade hoje no Rio de Janeiro e incentivou às novas graduadas que busquem ocupar ainda mais o espaço dentro da Federação.

"Uma salva de palmas pra Comissão de Graus, em especial para a Ana Cristina. Agora queremos que tenhamos mais professoras kodanshas. Identificamos essa lacuna e queremos oficialmente incentivar que as mulheres sigam na caminhada após a conquista da faixa preta", contou Gama, que também fez questão de explicar o trabalho desenvolvido pela Comissão para a formação dos verdadeiros faixas pretas.

"O trabalho que a gente desenvolve é feito através de uma autorização da CBJ para que apliquemos tudo em relação à promoção de graus. Temos o cuidado de dispensar a todos os candidatos um tratamento digno, humano e respeitoso. À medida que um professor impõe dificuldade ao seu candidato é porque ele quer o melhor pros seus alunos. Nós queremos que mais pessoas se qualifiquem para que possam repassar os valores do esporte aos mais novos. O judô é um esporte de combate que luta pra preservar a dignidade do outro, não a destruição".

Os promovidos entenderam o recado e comentaram sobre a importância da cerimônia e da valorização da formação verdadeira e da participação feminina.

"É a sensação de quem parece que está começando ainda, a emoção é muito grande, muitos anos de federado, muitos anos dentro do judô. É uma luta contínua, sempre com necessidade de renovação. Chegar ao final do processo logrando êxito, depois de tantos de busca de conhecimento, é uma consagração muito grande, inenarrável", disse Cristiano Souza, promovido ao 5º Dan, filiado à FJERJ pelo Sion, o judoca que recebeu a maior graduação no dia.

"É gratificante (receber a promoção). Consegui a faixa preta em 2018 e eu ia fazer o processo para o 2º Dan ano passado, mas acabei me machucando e não consegui. Minha meta era ir até o 3º Dan, mas agora sinto a vontade de seguir nessa jornada e, quem sabe, virar kodansha um dia", disse Joyce Lima, promovida ao 2º Dan, filiada à FJERJ pela Impacto Fight School.

"Fiquei muito feliz, uma homenagem ao Mundial Sênior, vir aqui e ser prestigiada, fiquei muito satisfeita. Para completar, fechando agora conseguindo o 2º Dan. É seguir trabalhando que vai dar certo. Gostaria de dizer para as mulheres que seguissem acreditando, que o caminho é mais complicado por sermos mulheres, mas com apoio dos amigos, dos familiares e da comunidade do judô, as coisas se acertam e é possível. Se eu consegui, elas também podem", disse Luana Carvalho, promovida ao 2º Dan, filiada à FJERJ pela Umbra-Vasco, e que também foi homenageada pela participação no Mundial Sênior em 2023.

Cerimônia de Outorga 2023

A Cerimônia foi dividida em duas partes. Na primeira foram entregues as faixas e certificados dos candidatos aprovados no processo de graduação do 2º ao 5º Dan. Além da diretoria da FJERJ composta por Jucinei Costa, Presidente; Jeferson Vieira, vice-presidente; e Leonardo Lara, diretor-técnico; e de Marco Aurélio, coordenador da Comissão de Graus, e Ana Cristina, membra da direção pedagógica; a mesa também foi composta por Chuno Wanderlei Mesquita, Derides de Castro Rosa, Edimilson Vieira Jinkings, Flavio Baltar Maciel, Glaudson Santos de Azevedo, Oswaldo Cupertino Simoes Filho e Ricardo de Figueiredo Gargano.

A segundo momento reuniu os promovidos a shodan. Se juntaram à mesa, os seguintes membros da Comissão de Graus: Alan Almeida de Oliveira, Anna Nascimento Campos, Edimilson Vieira Jinkings, Filippo Grosso, Glaudson Santos de Azevedo, Jaci Camargo Filho, Kelsey Gonçalves de Oliveira, Marco Alberto de Souza, Marco Antonio Rodrigues Santos, Marcos Uilson de Almeida, Maximiliano Ribeiro Guimaraes, Ricardo Ruffoni, Ricardo Tadeu de Alencar Loureiro, Ricardo Toshiaki Nakashima, Rodrigo Vianna Mulatinho e Rogério Barbosa do Nascimento.



Fonte: FJERJ