Vasco e Botafogo se alinham nos bastidores contra Urubu e FFERJ
Segunda-feira, 05/12/2022 - 08:48
A posição pública da dupla Botafogo e Vasco mostra um alinhamento que se estreita nos bastidores nas últimas semanas. As lideranças das duas SAFs cariocas, descontentes com a Ferj e o próximo Estadual, perceberam interesses parecidos e entrosaram discursos de oposição à atual divisão dos direitos de transmissão.

Ficou evidente a união de forças nos últimos dias, quando a dupla divulgou notas oficias parecidas com críticas à federação e à empresa responsável por negociar os direitos. A discordância está na proposta para o rival Flamengo, que receberia o dobro em comparação com cada um dos outros três grandes do estado.

Na última sexta, ao confirmar a informação de que o Flamengo receberia R$ 18 milhões pelos direitos de transmissão, o Vasco mudou o tom em relação ao Carioca e comunicou que não assinaria o acordo nos termos da entidade. O clube fez duras críticas à direção do Flamengo. Em nota, afirmou que o adversário "parece ainda não ter entendido que futebol não se joga sozinho".

No mesmo dia executivos da 777 entraram em contato com John Textor, alinharam uma postura nos bastidores e partiram para o ataque. No sábado, o Botafogo comunicou que também não assinaria os termos. O Fluminense engrossou o coro em seguida, embora o Vasco acredite que o clube das Laranjeiras não queira entrar na briga com o Flamengo, por conta da parceria na administração do Maracanã, mas trate como positiva a adesão da diretoria tricolor.

No primeiro encontro em arbitral, no início de novembro, quando a Ferj apresentou a proposta de comercialização dos direitos do Carioca, Flamengo e Fluminense não enviaram representantes. Os rubro-negros ainda não se manifestaram sobre o assunto.



Opção por pré-temporada

A afinidade vinha de antes do desconforto com as propostas. Tanto Botafogo quanto Vasco deram pouca importância ao início do Estadual no planejamento da próxima temporada. Prova disso é que ambos os clubes viajarão para os Estados Unidos em janeiro de 2023, com o torneio em andamento.

É provável, aliás, que John Textor e os cabeças da 777 se encontrem para debater possíveis parcerias. Há debate embrionário sobre amistoso entre os clubes na América do Norte. A partida poderia servir até para disputar a terceira rodada do Carioca, o que dependeria de aval da Ferj.

O Botafogo não divulgou oficialmente a agenda, mas organiza um período de até duas semanas para a excursão. O clube conversa com equipes dos Estados Unidos e, no momento, avalia os estados da Florida ou do Arizona como possíveis bases.

Já o Vasco desembarcará em solo americano com o elenco principal em 14 de janeiro e ficará uma semana na Flórida. Neste período disputará amistosos contra River Plate (17/1) e Inter de Miami (21/1). Consequentemente, jogará as três primeiras rodadas do Carioca, inclusive o clássico contra o Botafogo, no dia 21, com uma equipe alternativa.

Ameaça comercial ignorada

Tanto Botafogo quanto Vasco devem jogar o Estadual com as equipes principais em algum momento, mas sem abrir mão de uma preparação adequada. E, ao nem sequer assinar o acordo, a dupla ignora a principal represália da federação: a perda do valor dos direitos a quem não escalasse o time titular a partir da terceira rodada.

Pelo lado do Botafogo, a decisão, em parte, cumpre uma promessa feita por Textor na última edição do Carioca. O empresário afirmou que disputaria a competição com o time B no calor da eliminação para o Fluminense, quando os alvinegros reclamaram da arbitragem.

Nova rodada de negociações

O Vasco, por sua vez, ainda busca um alinhamento com a Ferj e aguarda a entidade para uma nova rodada de negociações. O clube não vai aceitar que o Flamengo receba o dobro, por entender que seria uma "involução", em um momento em que os grandes clubes do futebol brasileiro trabalham para criar uma liga.

Além disso, o Vasco entende que, tradicionalmente, os direitos de transmissão do Campeonato Carioca sempre foram divididos igualmente entre os quatro grandes clubes do Rio de Janeiro, que ficavam com 60% do valor comercializado pelos direitos. O restante era divido pelos clubes de menor investimento.

Em nota neste domingo,a Ferj se defendeu das críticas, atacou a postura do Botafogo e garantiu que a negociação entre clubes e a empresa responsável pela comercialização dos direitos de transmissão do Campeonato Carioca ainda está em andamento.



Fonte: ge