Judô: Vasco fica em 3º lugar no Torneio de Encerramento
Segunda-feira, 05/12/2022 - 09:27
Neste sábado, 3 de dezembro, a Arena da Juventude, no Parque Olímpico de Deodoro, foi a sede do último evento do vasto calendário competitivo da FJERJ na temporada de 2022: o Torneio de Encerramento, com disputas pelas classes Sênior, Veteranos, Sub-13 e Sub-15. Na classe Sênior, o Judô Comunitário Instituto Reação foi o grande campeão, com 8 ouros, 5 pratas e 1 bronze.

Um dos grandes destaques da jornada do Instituto Reação no Torneio de Encerramento foi o Peso Pesado Matheus Roque. Presença constante ao longo de toda temporada nas competições da FJERJ, Matheus Roque já havia subido ao pódio com as pratas no Torneio de Abertura, no Campeonato Carioca e no Troféu Rio de Janeiro, além dos bronzes no Campeonato Inter-Regional e no Campeonato Estadual. Desta vez, porém, o judoca de 22 anos não apenas subiu ao pódio como chegou ao lugar mais alto, terminando invicto a acirrada disputa na categoria Pesado:

"Hoje foi bem legal, a categoria bem cheia, talvez a mais cheia do ano, e consegui vencer adversários duros, que competem no cenário nacional, em torneios como o Campeonato Brasileiro e a Seletiva Olímpica", contou Matheus, antes de elogiar o programa de competições organizado pela FJERJ em 2022 e dar mais uma demonstração do quanto está em boa forma e confiante: "Eu gosto do calendário cheio de competições, porque a gente não perde o ritmo e não tem intervalo grande entre os eventos estaduais e nacionais. Sou muito fominha. Se tiver competição amanhã eu venho".

Ainda falando sobre a classe Sênior, o Instituto Reação foi seguido no quadro de medalhas pelo Clube de Regatas do Flamengo (2 ouros, 2 pratas e 1 bronze) e pelo Umbra – Clube de Regatas Vasco da Gama (1 ouros, 1 pratas e 1 bronze). Fechando a campanha espetacular no Torneio de Encerramento, o Instituto Reação também venceu as classes Sub-13 e Sub-15, com, respectivamente, 11 medalhas (4-1-6) e 12 medalhas (5-4-3). Na classe Veteranos, o Flamengo sagrou-se campeão com 5 ouros.

Para além dos tatames, o sábado na Arena da Juventude também contou com homenagens aos atletas paralímpicos do Judô Rio que recentemente brilharam no Campeonato Mundial da IBSA (International Blind Sports Federation) em Baku, Azerbaijão. Foram eles: Wilians Araújo, Brenda Freitas e Sergio Fernandes Junior, da Academia Projeção e do Instituto Benjamin Constant (CEIBC), e Roberto Paixão, do Judô Clube Lara e da Urece, além do sensei Antonio Junior, que fez parte como técnico da delegação brasileira no Mundial.

Outra merecida homenagem durante a Cerimônia de Abertura do Torneio de Encerramento foi feita pelo Flamengo, que entregou o título de Atleta Laureado do clube a Luiz Virgílio Castro de Moura, representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980, e um dos grandes nomes deste esporte no país:

"Estou muito honrado com esta homenagem. Quero dizer que tudo isso só foi possível porque a Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro abraçou a mim e a todos os outros atletas. Sem as pessoas que organizam e fazem os eventos acontecerem, nada disso seria possível. Jigoro Kano foi muito feliz ao criar o nosso esporte, e, se estivesse aqui, ele teria muito orgulho desta grande equipe que é a Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro", declarou o homenageado.

Veja, abaixo, a galeria de imagens e os quadros de medalhas por classe do Torneio de Encerramento de 2022.

Sênior
Sub-13
Sub-15
Veteranos



Fonte: FJERJ