Thiago Rodrigues fala sobre o uso de máscara no futebol; principal jogador da Coreia do Sul usará uma na Copa
Quarta-feira, 23/11/2022 - 09:35
Principal jogador da Coreia do Sul, que estreia na Copa do Mundo 2022 nesta quinta-feira (24), às 10h (de Brasília), contra o Uruguai, o atacante Son deve entrar em campo no Qatar usando uma máscara.

O jogador do Tottenham virou dúvida para o Mundial quando sofreu uma lesão no rosto em 1º de novembro, em uma partida da Liga dos Campeões. Son fraturou quatro ossos próximos ao olho e recorreu a uma tecnologia desenvolvida por brasileiros. O acessório que ele está usando nos treinos em Doha e deve colocar nas partidas é muito semelhante ao item de proteção usado por Thiago Rodrigues, goleiro do Vasco.

Em contato com a reportagem, o vascaíno, que tem o apelido de "Batman da Colina", disse que a máscara não o atrapalha. Ele afirma que é adaptado ao acessório, mesmo atuando em uma posição que exige reflexo e boa visão como a do goleiro. Ele até citou o caso do sul-coreano para explicar a tecnologia do material que utiliza.

"A máscara não atrapalha a visão de forma alguma. Ela foi desenvolvida justamente para atender às questões de visão ampla, de visão periférica. Ou seja, ela é vazada ao lado, acima dos olhos. Então eu tenho total visão de campo, ao lado, à frente, acima, abaixo. Ela foi desenvolvida com fibra de carbono. É o mesmo material que o pessoal da Europa usa. No Barcelona, no Tottenham. Inclusive, ele [Son] está usando essa mesma máscara, com a mesma fibra", disse o goleiro do Vasco.

Thiago conquistou o acesso à elite do futebol nacional com o Vasco na última temporada. Ele passou 15 jogos sem ser vazado na segunda divisão e teve atuação decisiva contra o ituano, na partida que garantiu o retorno à Série A.

À reportagem, o goleiro disse que usa a máscara há mais de um ano. Por causa da pancada que sofreu no rosto em março de 2021, quando defendia o CSA, ele usará o item até o final carreira — Thiago Rodrigues está com 34 anos. Depois do choque, ele teve fratura de ossos da testa, órbita e nariz.

"Desde o começo, [adaptação] foi muito fácil. O material ajuda, ela gruda no rosto como se fosse uma luva, você nem sente que ela está ali. Foi um processo muito simples, de fácil adaptação", afirmou.

Hoje, acostumado a usar a máscara, o "Batman da Colina", como ficou conhecido o goleiro em São Januário, trata o acessório como um item indispensável ao seu dia a dia. Para ele, vestir a proteção no rosto se equipara aos processos de colocar caneleiras, luvas e chuteiras.

"Ela é feita para proteger. No meu caso, tem sido usada neste sentido, assim como caneleira, chuteira e luvas. É a extensão do meu corpo enquanto atleta. Nem é questão de [dar mais] confiança. Ela faz parte da minha profissão, do meu trabalho. Um goleiro precisa ser corajoso, eu sou, tenho esse ímpeto. Ela é parte do meu fardamento, da minha vida como profissional."

Protetor foi desenvolvido por brasileiros

Como mostrou o UOL Esporte no início deste ano, o protetor facial utilizado por Thiago Rodrigues e que inspira a peça que muito provavelmente será usada por Son na Copa do Mundo foi desenvolvido pelo dentista Marcelo Lasmar, do Atlético-MG, primo do médico da seleção brasileira Rodrigo Lasmar.

O trabalho foi feito em conjunto com o cirurgião buco-maxilo-facial Milkle Pessoa e o dentista radiologista Vinícius Machado.

Na parte interna do produto, o material usado é o Etileno Acetato de Vinila (EVA), que é um polímero emborrachado, flexível, com propriedades adesivas e componentes à prova d'água. Já a parte interna foi feita com fibra de carbono e resina epóxi, tudo baseado na impressão 3D da face de quem irá usar o item. Ou seja, o produto molda o rosto do jogador.

"Utilizamos o que há de mais moderno no mundo dentro da odontologia esportiva para que ele [Thiago Rodrigues] pudesse voltar aos jogos rapidamente e com segurança. A tecnologia utilizada é a mesma desenvolvida para jogadores dos clubes europeus como Real Madrid e Barcelona por exemplo", disse o cirurgião buco-maxilo-facial Milkle Pessoa ao UOL em janeiro.



Fonte: UOL