MPRJ se reúne com Vasco e Botafogo para tratar da ampliação do Programa de Classificação de Riscos em Estádios de Futebol
Quarta-feira, 04/05/2022 - 02:23
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ), participou, na segunda-feira (02/05), de uma reunião com representantes do Botafogo de Futebol e Regatas e do Club de Regatas Vasco da Gama sobre a ampliação do Programa de Classificação de Riscos em Estádios de Futebol. Atualmente, o projeto é responsável por determinar protocolos de segurança - indicados por diferentes cores de bandeiras – em partidas no estádio Mário Filho, o Maracanã.

Realizada na sede do GATE/MPRJ, a reunião teve como objetivo coletar as demandas apresentadas por Botafogo e Vasco para que sejam criados planos de ação personalizados para os estádios Nilton Santos e São Januário, considerando as características urbanas de seus entornos. Na pauta, foram discutidas questões como mobilidade, efetivos de agentes de segurança, ordenamento urbano e horários dos jogos.

"O que estamos fazendo é dar um passo à frente para aplicar essa metodologia, já bem-sucedida no Maracanã, nos estádios São Januário e Nilton Santos. Com o engajamento de todos vamos nos organizar para minimizar os riscos. O resultado que obtivemos no Maracanã pode ser perfeitamente exportável para os outros estádios", explicou Izabella Barandier, que mediou o encontro ao lado de Sérgio Pedro Lopes, ambos técnicos periciais do GATE/MPRJ.

Além de representantes de Botafogo e Vasco da Gama, estiveram presentes na reunião o tenente coronel Hilmar Faulhaber, comandante do Batalhão Especial de Policiamento em Estádios (BEPE), e representantes de órgãos envolvidos na execução dos planos de ação, como o MetrôRio, a Supervia, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), a Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) e a Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio).

O GATE/MPRJ faz parte do GT- Maracanã, grupo de trabalho integrado por diversos órgãos envolvidos no planejamento e realização de jogos com o objetivo de organizar as partidas e o entorno do estádio antes e depois da realização das competições.



Fonte: MPRJ