Sergipe já teve um Vasco, que chegou a ser campeão estadual
Sábado, 03/07/2021 - 09:04
Vasco e Confiança se enfrentam hoje (3), em São Januário, às 16h30, pela Série B do Campeonato Brasileiro. O confronto, que volta a acontecer após mais de três décadas, não se encontra na prateleira dos grandes duelos do Brasil, mas pode remeter a um importante capítulo do futebol sergipano, envolvendo um clube fundado em homenagem ao Cruz-Maltino.

As equipes não estão em posições confortáveis na tabela e buscam a vitória para mudar o atual cenário. Com 10 pontos, o time comandado pelo técnico Marcelo Cabo, um dos grandes nesta edição do torneio, ocupa a nona colocação, enquanto o Confiança, com oito pontos, está em 15º e quer se afastar da zona de rebaixamento.

A última vez que Vasco e Confiança estiveram frente a frente foi em 1978, quando os cariocas venceram por 4 a 1, com gols de Roberto Dinamite, Guina, Zanata e Paulinho — Carioca fez para o Confiança.

Em 1987, porém, houve celebração vascaína no Rio de Janeiro e em Sergipe. Enquanto o Club de Regatas Vasco da Gama vencia o Estadual pela 16ª vez, o Vasco Esporte Clube, fundado em 1931 em homenagem ao Cruz-Maltino da Colina, batia o Confiança por 2 a 0 no quadrangular final e conquistava o Sergipano pela primeira vez na Era profissional — já havia levado em 1944, 1948 e 1953, ainda no amadorismo.

"Por diversos anos, o futebol sergipano ainda era incipiente em relação a outros Estados e, com a entrada das transmissões de rádio dos jogos do Rio, surge uma avalanche de torcedores dos clubes cariocas. As transmissões dos jogos de Vasco, Flamengo, Fluminense e Botafogo chamavam muito a atenção. O Vasco Esporte Clube é fundado, então, em homenagem ao Vasco do Rio de Janeiro, por desportistas que torciam pelo clube", conta Alexandre Santos, professor de literatura e locutor esportivo.

E há uma curiosidade. O Vasco Esporte Clube, que também utilizava a faixa transversal e a cruz de malta, assim como o "primo famoso", chegou a atuar de amarelo e com os anéis olímpicos estampados, como aparece em uma foto de 1969.

"O clube surgiu como Vasco da Gama Football Club, como mostram alguns registros. Posteriormente [em 1946], mudou para Vasco Esporte Clube. E tem uma curiosidade que, apesar de ser em homenagem ao Vasco do Rio, ele chegou a atuar, por um curto período, de amarelo e com o símbolo das Olimpíadas", aponta Felipe Leite, torcedor do Confiança e historiador.

Ele recorda que aquela conquista do Sergipano, em 1987, marcava também uma retomada do clube.

"Esse título coincide com a volta do Vasco às competições. O clube ficou um período sem atuar e, quando voltou, passou a prospectar jogadores no interior da região. Neste modelo, acabou conquistando o Estadual. Depois, alguns jogadores até atuaram no próprio Confiança", completou.

Alexandre Santos ressalta que o Vasco sergipano viveu grandes momentos, como a final do Estadual de 62, e uma boa fase na década de 70, quando chegou a contratar Paulo Borges, o 'Risadinha', que teve passagem marcante pelo Corinthians. A maior glória, porém, precedeu o início de um calvário que fez com que hoje o time já não tenha mais atuação no futebol e seja quase que apenas uma lembrança histórica:

"O título de 1987 foi extraordinário. Foi o único como profissional, e acabou sendo um divisor de águas do Vasco. Depois, o clube foi caindo em diversos aspectos, no ponto de vista técnico e econômico. Tinha uma sede muito popular e tudo foi desaparecendo em função das grandes mudanças que ocorriam no mundo do futebol. Não acompanhou a profissionalização do futebol corretamente e acabou desaparecendo. Hoje não tem nem equipe amadora. A sede está praticamente abandonada. Ainda tem algumas escolinhas, mas a sede, que é um patrimônio do clube, está quase deixada de lado. Teve grandes times e viveu um desaparecimento que é lamentável, assim como outros clubes do futebol brasileiro".

Pressionado e com desfalques

O Vasco, do Rio, por sua vez, entra em campo precisando da vitória para tentar engrenar na competição. O time busca se recuperar da derrota para o Goiás e quer voltar a se aproximar do G4. A equipe cruz-maltina também tenta melhorar o desempenho em casa. Até aqui, foram duas vitórias -- sobre CRB e Brusque -- em quatro jogos.

Nesta missão, o técnico Marcelo Cabo terá cinco desfalques: Bruno Gomes e Juninho, que terão de cumprir suspensão após expulsão, e Galarza, Léo Jabá e Morato, suspensos após o terceiro cartão amarelo -- Morato não teria condições de jogo também por conta de um incômodo muscular na coxa direita.

Brocador na área?

O Confiança vive a expectativa pela estreia do atacante Hernane Brocador, um velho conhecido das torcidas do Flamengo e Sport, dentre outros. Reforço para o restante da temporada, o jogador viajou com o elenco para o Rio de Janeiro e está à disposição do técnico Rodrigo Santana.



Fonte: UOL