Campeão estadual em 1977, Zandonaide fala sobre o momento do Vasco e pede campeões do Sub-20 no time
Quarta-feira, 30/06/2021 - 04:46
Campeão Carioca em 1977 pelo Vasco da Gama sobre o Flamengo, Pedro Zandonaide passou a desfrutar nos últimos anos do tênis na categoria seniors e é um dos favoritos na disputa do Torneio Internacional no Rio de Janeiro, realizado no Novo Rio Country Club, no Recreio dos Bandeirantes, evento em um em um dos principais centros de treinamento de tênis da capital carioca que tem o apoio da Tênis RJ e da Confederação Brasileira de Tênis.

Zandonaide marcou um duplo 6/1 sobre o catarinense Paulo Muller na primeira rodada da categoria 60 anos e enfrenta, nesta quarta-feira, a partir das 10h30, Pedro Cartolano. Ele é o terceiro favorito e busca o primeiro título no circuito mundial da Federação Internacional de Tênis tendo no currículo uma final em Goiânia: "Foi uma estreia boa, tenho treinado, deu pra jogar legal. Tenho pedreira por aí no torneio, sou o terceiro favorito, os cabeças de chave acima são fortes, mas como diz o ditado, jogo é jogado, lambari é pescado. Vamos buscar chegar nas finais", disse.

Zandonaide é natural de Uberaba (MG) e atualmente tem uma rede de lojas de materiais de construção e viaja para disputar o Circuito Seniors de Tênis pelo Brasil. Vacinado com a primeira dose da AstraZeneca, ele fez um exame de anticorpos para testar sua imunidade para disputar o evento carioca. A segunda dose ele tomará no dia 2 de agosto.

De volta ao Rio de Janeiro, o ex-atleta do futebol comentou sobre a situação atual do Vasco da Gama, clube que defendeu em 1977 e 1978. Ele foi um dos cobradores dos pênaltis na vitória na final do Campeonato Carioca sobre o Flamengo que tinha Zico do outro lado. Ainda como jogador profissional, atuou pelo Bahia formando dupla com Beijoca e também pelo Sporting de Lisboa, em Portugal.

Zandonaide confessou que hoje em dia prefere assistir o tênis do que o futebol e não tem acompanhado muito o clube cruzmaltino. Ele não vê com bons olhos o momento da equipe que está na Série B do Campeonato Brasileiro.

"Após a minha época e o período que o Vasco da Gama ganhou a Libertadores da América, o time deu uma queda muito grande. Não tenho nem acompanhado muito sabe...as coisas ficam muito em termos de diretoria. Eu sempre falo que a parte administrativa do clube é o que vale, o Vasco no período depois do Antonio Calçada, os caras não conseguiram equilibrar. Essa meninada que ganhou agora a Copa do Brasil Sub 20 , eles estão com um pé no profissional praticamente, porque não podem jogar ? O custo é baixo, a qualidade técnica é boa porque pra ganhar um torneio desses não deve ser ruim . Por que não põe (pra jogar) ? Aí ficam colocando outros jogadores pra ver se encaixa, acaba não encaixando, gasta dinheiro, inflacionando a folha salarial . A parte administrativa hoje não está dando certo e os caras ficam na mesma tecla sempre. O Vasco precisa renovar, precisa ter jovens, estrutura de fazer atletas igual ao Flamengo, Atlético Mineiro, São Paulo. Tem todas as condições pra isso, mas não faz. Hoje tá difícil de ver o Vasco. A Série B tá ficando cada vez com times difíceis, Cruzeiro, Coritiba, Goiás, Botafogo. Eu perdi um pouquinho do feeling pelo futebol. A gente vai vendo tantas coisas que na minha época nós passávamos e esses atletas hoje não passam o que nós passávamos e acho que com qualidade técnica inferior é uma coisa que não vai. O que eu via na minha época pro que eu vejo hoje, me desinteressou um pouco por acompanhar", declarou.

Finais nas categorias 70 e 75 anos nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira estão previstas 66 partidas em simples e duplas com o início das categorias 30, 35 e 40 anos e as primeiras finais nas mais veteranas, as de 70 e 75 anos. Nos 75 masculino, João Tramontin encara Paulo Pitanga. Nos 70 feminino e masculino os torneios são disputados em formato de grupos também com as definições.

Outro destaque é o colombiano radicado no Rio de Janeiro, Javier Restrepo, que representou a Colômbia na Copa Davis. Ele encara José Coelho na categoria 65 anos pelas quartas de final. Nesta terça ele eliminou o português Antonio Ribeiro em sua estreia por 6/3 6/0.

A chuva que caiu no meio pro fim da tarde adiou dois jogos em andamento da categoria 40 anos e também o início da chave de duplas.

Ao todo sete países estão representados (Brasil, Itália, Suíça, Portugal, Colômbia, Argentina e Uruguai) com 174 tenistas nas disputas. O evento da Federação Internacional de Tênis tem a categoria ITF S400 da antiga classificação G2 com pontos para o ranking mundial da Federação Internacional de Tênis.

Os jogos vão até o sábado, dia 3 de julho sempre iniciando às 9h.



Fonte: Tênis News