Confira outros tópicos da entrevista coletiva de Marcelo Cabo após Vasco 0 (3) x (0) 1 Botafogo
Sábado, 22/05/2021 - 18:29
O Vasco levantou a Taça Rio neste sábado após vencer por 3 a 0 o Botafogo, em São Januário, na disputa de pênaltis. No tempo normal, derrota por 1 a 0 para o time de Marcelo Chamusca. Apesar do tropeço com a bola rolando, o treinador do Gigante da Colina, Marcelo Cabo, demonstrou confiança para a sequência da temporada, na qual a equipe terá o Campeonato Brasileiro da Série B e a disputa da Copa do Brasil. Mas lamentou o primeiro tempo e as dificuldades que a equipe enfrentou.

- Eu acho que foi o pior primeiro tempo. Entendo que não jogamos bem no primeiro tempo, muito desatentos. Botafogo com intensidade maior, marcação pressão teve efeito. Não entendemos como sair desse jogo, e não estava funcionando. Tentei corrigir na parada técnica trocando Léo Jabá de lado, mas também não teve efeito. Mas no segundo tempo com as modificações, até o gol a gente foi melhor do que o Botafogo.

Marcelo Cabo também reclamou da arbitragem ao afirmar que o goleiro Vanderlei sofreu falta no lance do gol do Botafogo.

- Acho que mais uma vez o árbitro interfere num resultado, foi muita falta no Vanderlei. E aí com as substituições o time melhorou bastante, mas depois do gol descontrolou. Melhoramos um pouco no final do segundo tempo, do gol (do Botafogo) até o final corremos o risco de perder o jogo. Sempre falei que a Taça Rio seria usada para ajustar algumas coisas e vivenciar algumas situações, vamos pegar jogos desse nível na Série B - disse.

Depois do último compromisso pelo Campeonato Carioca, o Vasco agora volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro da Série B. A estreia do Gigante da Colina será no próximo sábado contra o Operário-PR, em São Januário. A bola rola a partir de 11h (de Brasília).

Confira mais trechos da coletiva de Marcelo Cabo:

Confiança na equipe:

- Eu sinto hoje muita segurança na equipe. Uma equipe que foi bem nos três primeiros meses. Se voltarmos lá atrás e pensarmos que tivemos o fim do Brasileirão em uma quinta e já iniciamos no final de semana. Fomos progredindo e evoluindo e eu posso dizer que temos um time bem definido para a competição. Claro que vamos oscilar, nenhum time vai deixar de oscilar, mas basta trabalhar para continuar evoluindo. Tivemos a sorte de pegar um clássico contra o Botafogo, um time que também vai jogar a competição para saber o que teremos pela frente. Estou muito seguro com a minha equipe. Agora é virar a página e focar na Série B e na Copa do Brasil.

Decisão por pênaltis:

- A gente sabia que o jogo poderia ir para os pênaltis. Não entendo quando dizem que pênalti é sorte. Pênalti é competência. Parabenizar nos preparadores de goleiros, que estudaram muito o Botafogo. O Vanderlei também acertou todos os cantos. Foi uma final de 180 minutos. Fomos muito competentes. Vi o trabalho da preparação de goleiro, do goleiro, falei que era só converter os pênaltis que o Vanderlei nos daria a taça. Parabenizar não só o Vanderlei, mas todo o grupo.

Salários em dia:

- Primeiro eu quero parabenizar a diretoria por ter colocado todo o departamento de futebol em dia. Isso nos dá tranquilidade para trabalhar. E a confiança na diretoria, quando foi me contratar. Temos nos abraçado para fazer um Vasco forte. Nosso meio de campo não funcionou bem no primeiro tempo, o meio de campo é o coração de uma equipe, o lado cerebral. Mas melhorou muito quando fizemos as mudanças no intervalo. Mas claro que você sente falta de jogadores com o Marquinho Gabriel, que é da posição, por isso fomos ao mercado e contratamos o Sarrafiore. Mas a equipe está crescendo para entrarmos bem na Série B, que é o nosso grande objetivo da temporada.

Sequência da temporada:

- Eu acho que não fomos bem no primeiro tempo, mas não podemos apagar o que fizemos até agora. O que eu passo para torcida é tranquilidade. Oscilações vão acontecer durante a temporada. Basta corrigir e evoluir. O que passo é tranquilidade, não podemos rasgar tudo que fizemos até agora por causa do primeiro tempo. Faremos bons jogos e vamos em busca da Copa do Brasil e da maior competição que é a Série B, onde vamos buscar o acesso. Finalizamos com a conquista da Taça Rio, que o Vasco é o maior detentor. Qualquer competição que o Vasco entrar ele vai entrar para sair vencedor.

Estreia na Série B:

- É um adversário que vem de uma ascensão muito grande, campeão da Série D e da Série C, chegou a Série B e se estabilizou. Tem um treinador jovem e muito competente. Estamos estudando e analisando. Eles têm números muitos bons nesse início de temporada. É uma equipe muito consistente. Estamos estudando bastante para enfrentar essa equipe no próximo sábado. E vamos em busca da vitória para presentear a nossa torcida como fizemos hoje (sábado).

Aprendizado para a Série B

- Como eu sempre falei, usamos a Taça Rio para preparar a equipe para a sequência da temporada. E conquistar a Taça Rio contra uma equipe histórica, dentro de São Januário, é muito importante para a sequência do nosso trabalho. E mensurar também o que vamos encontrar. Nós vamos encontrar o Botafogo mais duas vezes na sequência. E eu tenho certeza que se o árbitro não tivesse errado, não perderíamos o jogo de hoje. Temos que tirar lições e aproveitar o que foi feito de positivo ou negativo desses 180 minutos. E o mais importante foi como terminou, com o Vasco conquistando a Taça Rio.

A Taça Rio não tem muito peso para o vencedor e significa, na verdade, o 5º lugar do Campeonato Carioca. É um prêmio de consolação para quem foi eliminado precocemente do Estadual. De qualquer forma, o torneio foi usado por Vasco e Botafogo como uma espécie de teste final para a disputa da Série B do Brasileirão, que terá início no fim deste mês. Agora, os rivais terão uma semana para acertar os últimos detalhes antes da estreia na principal competição da temporada.

A equipe de Marcelo Cabo vai estrear na Série B do Brasileirão às 11h do próximo sábado, contra o Operário, em São Januário.



Fonte: ge