Desde a chegada de Luxemburgo, aproveitamento do Vasco entre os últimos do Brasileiro só foi melhor do que o do Botafogo
Quinta-feira, 11/02/2021 - 23:38
"Qual o nosso objetivo? Um campeonato de 12 jogos para sermos campeões ou vice. Aí sim o Vasco, com certeza, estará na Primeira Divisão". Essa foi a meta traçada por Vanderlei Luxemburgo em sua apresentação, no dia 4 de janeiro, quando afirmou que o Vasco teria uma competição particular dentro do Brasileiro. A realidade hoje é completamente diferente. O time segue no Z-4 e somou apenas nove pontos dos 27 possíveis desde a chegada do treinador.

Já que o treinador lançou o conceito "de campeonato particular", o ge fez um recorte com os 10 últimos colocados após a 27ª rodada, que antecedeu a reestreia de Luxa à frente do Vasco.

O bloco destas equipes era formado por Athletico-PR, Atlético-GO, Bragantino, Fortaleza, Sport, Bahia, Vasco, Goiás, Botafogo e Coritiba. Os vascaínos estavam na 17ª colocação, a mesma que ocupam agora, nove partidas depois (confira abaixo como era a situação de cada uma àquela altura).



Àquela altura, o Vasco tinha um jogo a menos em relação aos outros nove adversários diretos - pagou no empate por 1 a 1 com o Palmeiras, em 26 de janeiro.

Desde que Luxa voltou a São Januário, foram apenas duas vitórias, três empates e quatro derrotas, o que corresponde a um aproveitamento de 33%, o segundo pior, empatado com o Coritiba (com uma partida a menos), dentre os 10 últimos colocados antes da 28ª rodada, na qual o Vasco ficou no 0 a 0 com o Atlético-GO. Apenas o Botafogo teve rendimento pior desde a chegada do técnico.

Nesses nove jogos, o Vasco marcou somente oito gols e sofreu 13. Nos últimos três, o ataque passou em branco, e o time só pontuou contra o Bahia. Já são quatro partidas sem vitórias.

Confira o retrospecto desde a chegada de Luxa dos times que estavam nas 10 últimas colocações quando o técnico assumiu o Vasco:



Fonte: ge