Luxemburgo vem se mostrando revelador de jogadores nos últimos anos
Terça-feira, 12/01/2021 - 11:45
Pentacampeão brasileiro, campeão da Copa do Brasil, 13 títulos estaduais, seleção brasileira, Real Madrid... A história de Vanderlei Luxemburgo no futebol é longa e seu currículo é pesado. Consolidado, o treinador tem colocado recentemente como destaque uma de suas facetas: a de revelador de jovens jogadores oriundos das divisões de base.

Em 2019, no Vasco, lançou os atacantes Talles Magno e Gabriel Pec, o lateral esquerdo Alexandre Melo (hoje no Cuiabá) e o volante Bruno Gomes, recentemente convocado para a seleção brasileira sub-20.

No Palmeiras, ano passado, se tornou o técnico que mais revelou atletas da base em uma única temporada neste século no clube, lançando oito meninos e ficando à frente de Jair Picerni (em 2003), Caio Júnior (2007) e Gilson Kleina (2013), todos com seis.

Pelas mãos de Luxa surgiram Patrick de Paula, Gabriel Menino, Wesley, Gabriel Silva, Danilo, Renan, Alan (emprestado ao Guarani e agora se recupera de lesão) e Angulo (emprestado ao Botafogo).

Agora de volta ao Vasco, ele mantém a característica. Em seu segundo jogo no comando da equipe, revelou o meia Caio Lopes, destaque no título recente da Copa do Brasil sub-20. O jovem entrou no segundo tempo e foi bem, tendo participação no gol de Andrey na vitória por 3 a 0 sobre o Botafogo.

"Pode ter 16, 17, 18 anos... O Vasco tem tradição de base. Boto para cima e dou a chance para eles. A continuidade depende do que eles podem produzir", declarou Luxa após o clássico.

Passou confiança a Talles Magno

Uma de suas primeiras missões no retorno ao Vasco foi transmitir confiança a Talles Magno, promessa que ele próprio lançou aos 16 anos, em 2019, e que vinha atravessando uma má fase.

No empate em 0 a 0 com o Atlético-GO o jovem já havia feito uma boa atuação, e no último domingo (10), no clássico vencido por 3 a 0, acabou sendo o principal destaque, fazendo um gol e voltando a demonstrar as jogadas de habilidade que o caracterizaram em seu início e que tinham trazido holofotes para seu futebol.

Feliz com a volta às boas atuações, Talles Magno demonstrou gratidão a Vanderlei Luxemburgo.

"Só tenho a agradecer ao Vanderlei por confiar no meu futebol. Ele sempre me ajudou, conversamos bastante na sua chegada, recebi muitos conselhos, estou escutando bastante e voltando a jogar o futebol que sempre joguei. O dia a dia com ele é diferente e, com certeza, eu consegui recuperar a confiança. O grupo está unido num só objetivo, que é tirar o Vasco dessa situação ruim no campeonato. Sei que temos total capacidade de fazer isso e a atuação de ontem [domingo] foi um primeiro passo para concluirmos nossa meta até o final do Brasileiro", declarou o atacante por meio da sua assessoria de imprensa.

Puxa novamente Pec e está de olho em outros

Outra ação de Luxa em seu começo no Vasco foi puxar novamente o atacante Gabriel Pec, que havia voltado para o time sub-20. O jovem foi um dos principais jogadores nos títulos da Copa do Brasil e do Carioca da categoria, contribuindo com gols decisivos, fato que fez o treinador não ter dúvidas em aproveitá-lo.

Nos dois jogos com o treinador, Pec entrou no segundo tempo e foi bem, demonstrando estar mais maduro e adaptado aos profissionais.

Além de Gabriel Pec e Caio Lopes, outros jovens da equipe sub-20 deverão ser observados. Estão na mira do treinador o lateral esquerdo Riquelme, o meia Laranjeira e os atacantes MT e João Pedro. Eles, porém, estão de férias com o restante do elenco da categoria até a próxima terça-feira (19).



Fonte: UOL