Líderes do elenco, Castan, Pikachu e Fernando Miguel pediram a Campello a contratação de Luxemburgo
Sábado, 02/01/2021 - 10:24
Prestes a iniciar sua segunda passagem pelo Vasco, Vanderlei Luxemburgo já fez a convocação nas redes sociais e terá o apoio em peso dos torcedores, que não escondiam o desejo de rever o "Pofexô" à beira do gramado. Segundo pessoas ligadas à atual gestão do clube, o retorno do técnico também foi um pedido dos principais líderes do elenco que já trabalharam com Luxa em 2019 (são os casos do goleiro Fernando Miguel, do zagueiro Leandro Castan e do lateral-direito Yago Pikachu) ao presidente do clube, Alexandre Campello, que inicialmente não era favorável à contratação.

Jorge Salgado, que assumirá a presidência do clube no próximo dia 20, foi outro que conversou exaustivamente com Campello e teve papel decisivo no acerto com o novo treinador, que ficará, a princípio, até o fim do Campeonato Brasileiro, em fevereiro.

Ao lado do auxiliar técnico Mauricio Copertino e dos preparadores físicos Antônio Carlos Mello e Daniel Felix, Luxa já chega com o foco de encontrar soluções rápidas para que a equipe consiga um melhor desempenho na próxima quinta-feira, diante do Atlético Goianiense, fora de casa. O Vasco ocupa a 17ª colocação na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, com 28 pontos em 26 jogos.

A nova comissão técnica já começa a trabalhar a partir das 16h deste sábado (2). Houve, inclusive, uma tentativa de mudança de programação para antecipar o treino, mas por conta da logística envolvendo o regresso de funcionários do futebol e jogadores, não foi possível o ajuste.

Sem salário, com bônus se cumprir missão e aposentadoria no Cruz-Maltino

Luxemburgo, que abriu mão de receber salários nos 12 jogos restantes do clube na competição, terá direito a um bônus firmado em contrato caso o Cruz-Maltino permaneça na elite do futebol na próxima temporada. O acordo, que não prevê o pagamento de salários, foi um pedido do próprio treinador à diretoria. Os valores que serão pagos em caso de permanência da equipe na Série A ainda não são revelados pelas partes.

Depois da demissão no Palmeiras em 15 de outubro e do susto e recuperação após contrair e se recuperar da Covid-19, o treinador de 68 anos terá pouco menos de 60 dias para salvar o Vasco de mais um rebaixamento em sua história. Se a missão for cumprida, ele seguirá para o restante do próximo ano.

Em um vídeo enviado para um amigo nos Estados Unidos, Luxa revela alguns de seus desejos: livrar o clube do rebaixamento, lembrando os jogadores que o Vasco é um "gigante", assinar novo contrato e colocar a equipe em 2021 entre os seis primeiros do Brasileiro, classificando para a Libertadores de 2022, e, por último, afirmando que espera se aposentar no Vasco: "Tomara que o Vasco seja o meu último clube", disse Luxemburgo, que é técnico de futebol há 40 anos – desde 1980.



Fonte: Jogada 10