Confira os desafios de Luxemburgo em seu retorno ao Vasco
Sábado, 02/01/2021 - 10:01
O acerto do Vasco com Vanderlei Luxemburgo, anunciado quinta-feira, traz uma mistura de saudosismo com confiança. Afinal, se o treinador conseguiu livrar a equipe do rebaixamento em 2019, por que não repetir a dose em 2021? A situação na tabela não chega a ser desesperadora, mas os problemas atuais guardam diferenças e semelhanças com os resolvidos por Luxa no ano retrasado.

Em 2019, Luxemburgo assumiu o Vasco sendo lanterna da competição, com apenas um ponto, mas a dois de alcançar o Fortaleza, o primeiro fora do Z4. Neste ano, está na 17ª colocação e igualado em pontos com o Bahia, mas tem um jogo a menos. Ou seja, depende apenas de si para não cair.

O problema é que Luxemburgo não terá tanto tempo à disposição para trabalhar. A estreia em 2019 foi diante do Avaí, no empate em 1 a 1 em São Januário, apenas na 5ª rodada do Brasileiro. Agora, o próximo jogo é válido pela 28ª em um calendário modificado pela pandemia da Covid-19, ainda mais corrido devido a intenção de encerrar a temporada no fim de fevereiro. Ou seja, o Vasco terá 12 jogos para disputar em um espaço de tempo menor que o normal.

Na passagem anterior, Luxemburgo dirigiu a equipe em 37 partidas, com 15 vitórias, 12 empates e dez derrotas e aproveitamento de 51,35%. Caso repita o desempenho em 2021, carrega grandes chances de garantir o Vasco na Série A.

Outro desafio que terá que lidar é o elenco. O Vasco perdeu o meia Benítez, um dos principais destaques da temporada por não ter como comprá-lo do Independiente — situação parecida com a que Luxa teve de encarar no clube. Em 2019, o treinador viu o argentino Maxi López deixar São Januário devido aos atrasos salariais. Mesmo assim, conseguiu remontar o setor.

O técnico também terá que recuperar a boa fase das promessas cruz-maltinas. Conseguiu fazer isso como Marrony, que era criticado em São Januário pela irregularidade, mas repetirá o feito com Talles Magno?

Dirigente denunciado

Já à frente de negociações, Alexandre Pássaro foi anunciado oficialmente como diretor executivo de futebol do Vasco. O profissional de 31 anos mostrou-se otimista com o novo desafio:

— Estou muito feliz por assumir esse desafio. É um sonho para qualquer profissional de futebol trabalhar neste clube, com tanta história e tradição. Minha motivação é enorme e tenho certeza que juntos.



Fonte: Extra Online